event_available 22/08/2025 |
access_time 12:14 horas
Atendimentos de saúde, assistência social, INSS, crédito rural e ações para produtores acontecem entre os dias 27 e 29 na escola estadual Antônio Vicente Azambuja
Reunião nesta sexta-feira na Secretaria de Agricultura Familiar definiu ajustes finais entre secretarias da Prefeitura, Agraer e parceiros – Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e instituições, vai realizar entre os dias 27 e 29 de agosto a ação “Agraer e Prefeitura de Dourados em Ação”, levando uma série de serviços gratuitos ao distrito de Itahum, além de atender moradores de assentamentos e sítios da região. O atendimento será realizado na quarta-feira (27), das 13h às 17h, na quinta-feira (28), das 8h às 17h, e na sexta-feira (29), das 8h às 12h.
As atividades serão concentradas na Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja, com atendimentos no ginásio de esportes e na unidade de saúde local. O projeto é considerado piloto e deve ser expandido futuramente para outros distritos e aldeias indígenas.
Na manhã desta sexta-feira (22), uma reunião realizada na Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) definiu os últimos detalhes do evento, que será coordenado pela pasta em conjunto com a Agraer e contará com apoio de parceiros.
Segundo o secretário de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, a iniciativa representa um avanço no atendimento à população que mora mais distante. “Nosso objetivo é aproximar os serviços da comunidade, garantindo que tanto os moradores da sede do distrito quanto os assentados e sitiantes tenham acesso a direitos básicos e orientações para fortalecer a agricultura familiar”, destacou.
Durante os três dias de ação, a população terá acesso a serviços de saúde, assistência social, crédito rural e previdenciárias. A área da saúde contará com vacinação antirrábica, atualização de vacinas, atendimentos odontológicos e exames de mamografia gratuitos realizados pela carreta do Hospital de Amor, mediante ordem de chegada e apresentação de documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de residência.
A Secretaria de Assistência Social fará cadastros e atualizações no CadÚnico e oferecerá serviços dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social). Para facilitar o acesso, uma van será disponibilizada para transportar moradores dos assentamentos Amparo e Lagoa Grande até a escola.
O INSS e a Agraer oferecerão serviços relacionados a benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadoria rural e urbana, BPC/Loas, salário-maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte, seguro-desemprego pescador artesanal, benefício por incapacidade temporária e certidão de tempo de contribuição. Em alguns casos, o cadastro e a aprovação poderão ser feitos no mesmo dia. Instituições bancárias também estarão presentes para apresentar linhas de crédito rural e debater programas de incentivo ao agronegócio.
A Secretaria Municipal de Agricultura Familiar vai realizar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), ferramenta utilizada para identificar produtores e planejar políticas públicas voltadas ao setor, além de apresentar projetos desenvolvidos pela pasta. Já a Funed (Fundação de Esportes de Dourados) levará atividades de lazer, como ginástica laboral, pintura facial e brincadeiras lúdicas.