A Prefeitura de Coxim autuou na segunda-feira (5) três proprietários de terrenos que estavam em situação irregular, com acúmulo de lixo, entulhos e água parada, favorecendo a proliferação de mosquitos transmissores de dengue e leishmaniose. As multas aplicadas somam mais de R$ 6 mil reais.
As denúncias foram feitas por moradores da região, que se sentiam incomodados e preocupados com a situação dos terrenos. Os fiscais da Vigilância Sanitária realizaram as vistorias e constataram as irregularidades, que violam o Código Sanitário Estadual e a Lei Ordinária do município.
Os responsáveis pelos terrenos foram notificados e orientados a limpar e manter os locais em condições adequadas, mas não cumpriram o prazo estipulado. Por isso, foram autuados e multados em 136 UFERMS cada um, o que equivale a R$ 6.585,12 no total.
Os agentes da Vigilância Sanitária alertam que a falta de limpeza dos terrenos pode gerar sérios riscos à saúde pública e à comunidade local, pois facilita a reprodução dos mosquitos “Phlebotomus” e “Aedes aegypti”, que são os principais vetores da leishmaniose visceral e da dengue, respectivamente. Essas doenças podem causar febre, dores, sangramentos, anemia, e até mesmo a morte.
A Vigilância Sanitária recomenda aos proprietários, locatários, possuidores ou responsáveis de imóveis com, ou sem edificação, que adotem medidas necessárias à manutenção desses bens de forma a mantê-los limpos, sem acúmulo de lixo, entulhos, e a evitar quaisquer outras condições que propiciem a presença e a proliferação desses vetores. Além de evitar multas, essa é uma forma de contribuir para a saúde e o bem-estar de todos.
Fonte: Da assessoria
Please follow and like us: