event_available 06/05/2025 |
access_time 11:06 horas
Situação além de representar danos ao patrimônio público, é uma ameaça à vida das pessoas que trafegam pelas ruas de Dourados e correm o risco de avançar as vias preferenciais por falta de sinalização nos cruzamentos
Imagens de câmera de segurança na rua Edilberto Celestino mostra momento que indivíduos subtraem placas de trânsito. Divulgação/Assecom
Situação que coloca em risco a vida de pessoas e representa prejuízos ao patrimônio público, o furto de placas da sinalização viária é um problema em Dourados. Recentemente a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil devido ao furto de cinco placas de “Pare”, instaladas na rua Edilberto Celestino.
O fato foi constatado após denúncias feitas à Agência por um empresário que atua na região. Por meio de imagens de câmeras de segurança instaladas nas proximidades do ocorrido, é possível notar que quatro, indivíduos subtraem e carregam as placas a pé pela via, durante a madrugada. A reposição dos itens foi feita de forma imediata pela equipe da Agetran e a situação denunciada na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Dourados.
Vale destacar a remoção ou dano de placas de trânsito é considerada um crime previsto no artigo 163 do Código Penal Brasileiro – que versa sobre destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia- , com pena de seis meses a três anos de detenção e multa.
O diretor-presidente da Agetran, Juscelino Rodrigues Cabral, faz um alerta sobre a situação e destaca que o fato representa perigo para os usuários da via. “Destacamos que trata-se de crime e a polícia está investigando o caso. Além de representar danos ao patrimônio público, o fato é preocupante pois coloca em risco a vida de quem passa por ali, pois sem sinalização, a probabilidade de ocorrer um acidente, por exemplo, aumenta”, enfatiza.
Juscelino Cabral pede para a população que quem notar este tipo de atitude de vandalismo denuncie às autoridades competentes. “Pedimos a compreensão de todos e solicitamos que quem ver este tipo de ato denuncie para que possamos efetuar a reposição e encaminhar as medidas cabíveis”, cita. O contato da Guarda Municipal em Dourados é : 153. O telefone da Agetran é: 2222-1330.
MAIO AMARELO
A Prefeitura de Dourados, realiza durante todo este mês, a Campanha Maio Amarelo, com o objetivo de trabalhar a conscientização no trânsito.
Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, diversas ações serão realizadas incluindo blitzes, palestras, simulações de acidentes, atividades com simuladores de capotagem e impacto, entre outras intervenções em pontos estratégicos da cidade.