event_available 28/05/2025 |
access_time 11:27 horas
Com uso de maquinários e assistência no campo, ação garante alimento para o gado e abastece programas como o da merenda escolar e o de aquisição de leite destinado às aldeias indígenas
A colheita da silagem destinada à alimentação de gado leiteiro está em estágio final na região dos distritos de Indápolis e Guaçu – Fotos: A. Frota
A colheita da silagem destinada à alimentação de gado leiteiro nas regiões dos distritos de Indápolis e Guaçu está na reta final, reforçando o apoio da Prefeitura de Dourados à agricultura familiar. A ação desta semana envolve mais de 10 hectares cultivados e conta com apoio direto da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, que tem cedido maquinários para auxiliar na colheita e trituração do material.
Nesta terça-feira (27), o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, acompanhou os trabalhos de coleta e o armazenamento da silagem em silos de superfície. O clima favorável neste ano garantiu uma boa safra, com expectativa de manter estoque suficiente para alimentar os rebanhos por até um ano.
Secretário Bruno Pontim e produtores após a colheita de silagem
A produção é organizada pela Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Guassuzinho, que mantém convênio com a Secretaria. A entidade atende mais de 160 famílias e está envolvida em diversos programas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e o Programa de Aquisição de Leite do Governo do Estado, com todos os produtos direcionados às aldeias indígenas.
Segundo Pontim, a parceria entre o poder público e as associações vai além da cessão de maquinários. A secretaria também presta apoio em projetos e chamamentos públicos, além de oferecer acompanhamento técnico no campo, contribuindo com orientações para o desenvolvimento das atividades, mesmo não sendo função direta da pasta. “Essa união fortalece a produção local, fomenta a agricultura e a pecuária e contribui com a entrega de alimentos para programas como o PAA e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), gerando renda e garantindo produtos de qualidade para a merenda escolar”, destaca o secretário.
Cleiton Marcelino Teixeira de Souza, presidente da Associação do Guassuzinho, reforça a importância da colaboração. “O apoio da prefeitura é essencial”, enfatiza. “Nossos produtos, vindos da agricultura e da pecuária de pequenos produtores, são comercializados principalmente em escolas e Ceims por meio de chamamentos públicos”, ressalta. “É uma parceria que garante resultados para quem produz e para quem consome aqui em Dourados”, completa.
Além da Associação do Guassuzinho, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar também apoia e incentiva diversas outras associações de pequenos produtores rurais em Dourados. Essas entidades são fundamentais para o abastecimento local, produzindo uma variedade de alimentos que são comercializados principalmente no próprio município, por meio de programas institucionais e chamamentos públicos. A atuação conjunta tem fortalecido a produção regional, gerando renda para as famílias do campo e garantindo produtos frescos e de qualidade para a população.