event_available 30/04/2025 |
access_time 12:23 horas
Aditivo com antiga empresa que atendia o município foi feito para atender algumas regiões da cidade até que nova licitação pública seja concluída
Flórida I é o bairro onde teve início os trabalhos de substituição de lâmpadas amarelas por LED – Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados deu início nesta quarta-feira (30) à implantação de iluminação pública com lâmpadas de LED nos bairros Jardim Flórida I e II. Nos próximos dias, os trabalhos irão avançar para a região da faculdade Anhanguera, que abrange a Faculdade de Direito da UFGD e a Unigran. O prefeito Marçal Filho, acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, o Beto, esteve presente para acompanhar o início da instalação das novas luminárias, no cruzamento das ruas José Roberto Teixeira com Manoel Machado Leonardo, no Flórida I.
Para viabilizar a ação, a administração municipal realizou um aditivo no contrato com a empresa SPE Iluminação Dourados, que ficará responsável pela implantação de 3,5 mil lâmpadas de LED nas próximas semanas em diferentes pontos da cidade.
O prefeito Marçal filho explica que a gestão anterior não renovou o contrato com a empresa ao final do ano passado, o que levou a atual administração a elaborar um novo projeto de iluminação pública. Paralelamente, já está em andamento o processo de licitação para contratação de uma nova empresa que assumirá o serviço de forma permanente tanto na cidade quanto nos distritos.
Além dos bairros Flórida I e II, esta fase inicial contempla a Vila Popular e seguirá para várias áreas da região central de Dourados. Também estão previstas melhorias em praças, parques, vias de grande fluxo e pontos estratégicos de bairros como a Vila Toscana (rua Lindolfo Lange, próximo à BR-463), avenida Guaicurus, rua Takao Massago (Novo Horizonte), prolongamento da Azis Rasslem e rua 20 de Dezembro, no Grande Água Boa, entre outros trechos urbanos.
O prefeito Marçal Filho destacou que a iluminação pública em Dourados foi comprometida nos últimos meses, mas que o objetivo da atual gestão é universalizar a modernização até o fim do mandato. “Nossa meta é substituir 100% das lâmpadas amarelas, por LED, oferecendo mais segurança, economia e eficiência à população”, afirmou.
O engenheiro eletricista da prefeitura, Neilton José Barbosa, ressaltou os benefícios da tecnologia LED: maior durabilidade, menor custo de manutenção, economia de energia e resposta mais rápida a eventuais trocas. “As ruas estarão melhor iluminadas, o que contribui para a segurança de pedestres e motoristas. Além disso, com garantia de cinco anos, as luminárias exigem menos manutenção, o que agiliza o atendimento à população”, explicou.
Com a iniciativa lançada nesta quarta-feira, a prefeitura dá mais um passo rumo à melhoria da qualidade de vida nos bairros e distritos do município, conforme define o secretário Beto. Ele diz que a licitação pública para contratação da nova empresa será lançada em breve, o que garantirá dar continuidade à modernização urbana.