A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de São Gabriel do Oeste, com apoio da Unidade Regional de Perícia de Coxim e da concessionária Energisa, deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a operação “Energia Limpa”, voltada ao combate de furtos de energia elétrica e fraudes na medição de consumo no município. A ação contou com três equipes policiais, uma equipe de perícia técnica e 15 equipes da concessionária.
No total, foram vistoriados 29 imóveis previamente mapeados a partir de informações repassadas pela Energisa. Durante as diligências, foram identificadas divergências no consumo de energia em alguns locais, confirmando a ocorrência de fraudes.
Cinco pessoas foram conduzidas à Delegacia e autuadas pelos crimes de furto de energia elétrica e estelionato. De acordo com a Polícia Civil e a concessionária, o chamado “gato de energia” não apenas configura crime, como também representa grave risco à segurança da população, já que ligações clandestinas podem provocar incêndios, explosões e acidentes fatais.
Segundo a Energisa, o furto de energia prejudica a rede elétrica, compromete a qualidade do fornecimento, aumenta os custos para os demais consumidores e pode gerar oscilações e interrupções no serviço. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estima que, no Brasil, as fraudes superam 31,5 mil gigawatts, volume capaz de abastecer grande parte dos imóveis do Mato Grosso do Sul.
As investigações terão continuidade para identificar outros pontos de irregularidades no município. A concessionária reforça que denúncias de furto de energia podem ser feitas pelos canais oficiais de atendimento, com garantia de sigilo da identidade do denunciante.
Redação