Na manhã desta segunda-feira (26), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), cumpriu dois mandados de prisão definitiva no município de Coxim, como parte da Operação Caminhos Seguros 2025. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e tem como foco o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Um dos detidos, identificado pelas iniciais J.E.C., de 62 anos, foi localizado no bairro Santa Maria. Contra ele havia sentença condenatória definitiva pelo crime de Estupro de Vulnerável, com pena de 24 anos de reclusão em regime fechado.
O segundo preso, D.F.A., de 75 anos, foi capturado no bairro Piracema, também em Coxim. Ele foi condenado a 16 anos de prisão, também em regime fechado, pelo mesmo crime.
As prisões fazem parte de uma força-tarefa integrada que busca fortalecer o enfrentamento à violência sexual infantojuvenil em todo o estado. Segundo a Polícia Civil, as ações da Operação Caminhos Seguros continuam em andamento, com novas prisões previstas.
A instituição reforça seu compromisso com a proteção de crianças e adolescentes, bem como com a efetiva punição dos responsáveis por crimes dessa natureza.
Fonte: Maikon Leal