sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

PMA prende dois em flagrante por pesca predatória no Rio Taquari

Foto: PMA

Na madrugada desta quarta-feira (08), policiais ambientais de Coxim realizando patrulhamento fluvial na região conhecida como “Tapete Verde” surpreenderam dois pescadores em flagrante delito de pesca predatória. O objetivo da ação era preservar a fauna aquática da região, quando os agentes avistaram dois indivíduos, de 18 e 44 anos, residentes na própria cidade, utilizando duas redes de pesca para capturar peixes da espécie pintado.

Foto: PMA

Os pescadores, ao notarem a presença dos policiais, tentaram fugir, lançando os peixes capturados no leito do rio Taquari. Contudo, foram alcançados pela equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) e receberam voz de prisão por praticarem pesca com uso de petrechos proibidos e por capturarem exemplares abaixo das medidas permitidas por lei.

Os peixes apreendidos, todos da espécie pintado e com medidas inferiores às permitidas pela legislação vigente, foram aferidos entre 50 e 60cm, consideravelmente abaixo do tamanho mínimo estipulado de 85cm. Em decorrência do flagrante, foi aplicada uma multa no valor de R$ 1.700,00 para cada pescador, além da apreensão do pescado, das redes de pesca (totalizando 100m de comprimento), de um motor de popa de 25 HP e de uma embarcação, todos encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Coxim para as devidas providências legais.

Destaca-se que todo o pescado apreendido será doado a instituições filantrópicas locais. O comandante recentemente nomeado em Coxim enfatizou a gravidade da utilização de petrechos proibidos na pesca, como redes e tarrafões, que colocam em risco não apenas o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, mas também a sobrevivência de espécies, como o pintado, que enfrentam o risco de extinção.

Ele alertou ainda sobre a prática ilegal de comercialização e consumo do pescado capturado de forma predatória e reiterou o compromisso da PMA em combater incansavelmente essa atividade na região. O comandante destacou a importância da conscientização ambiental e encorajou a população a denunciar atividades suspeitas à Polícia Militar Ambiental ou através do telefone (67) 3908-6060.

Este flagrante reforça a determinação das autoridades em proteger os recursos naturais e garantir a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos para as presentes e futuras gerações.

Foto: PMA

Fonte: Maikon Leal

Please follow and like us:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas