A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Coxim realizou, na manhã desta segunda-feira (7), a doação de 134 quilos de pescado apreendido a três instituições sociais do município. Foram beneficiadas a Casa Lar “Idade do Saber”, a Escola Municipal Maria Luca Batista e a APAE (Centro de Educação Especial – CEDECO), alcançando diretamente mais de 400 pessoas.
A ação solidária foi coordenada pelo Capitão Anderson Abraão Elias de Oliveira, comandante da 3ª Companhia da PMA de Coxim. Ele destacou a importância da conscientização da sociedade na preservação dos biomas da região e reforçou o papel do engajamento comunitário na proteção ambiental.
O pescado doado foi apreendido durante operação realizada no sábado (5) na região dos Bispos, em Sonora, onde os policiais encontraram um freezer com peixes oriundos de pesca predatória. A fiscalização contou com o trabalho ágil e técnico da equipe de serviço e com apoio do setor de inteligência da PMA, que tem contribuído de forma estratégica para o sucesso das ações de combate aos crimes ambientais.
Após passar por perícia, o pescado perde seu valor comercial por ter origem ilícita e, por determinação legal, pode ser destinado a finalidades sociais. De acordo com o Capitão Anderson, a doação só é feita a instituições que estejam regularizadas, com CNPJ ativo, selo de inspeção, e que sigam protocolos adequados de higiene e conservação.
Esta foi a terceira grande apreensão de pescado irregular feita pela PMA de Coxim somente no primeiro semestre de 2025, demonstrando a intensificação das fiscalizações e o compromisso da corporação com a preservação dos recursos naturais.
A PMA reforça a importância da colaboração da população, que pode denunciar crimes ambientais pelos telefones (67) 99716-3656 ou (67) 3908-6060. O sigilo é garantido.
Fonte: Mikaela Loni