A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Coxim apreendeu 134 quilos de pescado proveniente da pesca predatória durante uma operação realizada na sexta-feira (5), na região dos Bispos, localizada a cerca de 30 km do município de Sonora. A ação teve como foco o combate à pesca irregular e contou com o apoio do setor de inteligência da corporação.
Segundo a PMA, pescadores estavam capturando espécies de forma ilegal e repassando o pescado a um pescador profissional, de aproximadamente 60 anos, proprietário de uma pousada na região. O homem foi autuado administrativamente e recebeu multa no valor de R$ 5.636,00.
As investigações indicam que parte dos envolvidos é oriunda de Coxim, e também poderá ser responsabilizada pelos crimes ambientais. A operação foi embasada em imagens, vídeos e informações coletadas por agentes da inteligência, que atuam frequentemente à paisana para facilitar a identificação de infratores.
Durante a fiscalização, foram encontrados peixes das espécies cachara e pintado, ambos abaixo do tamanho mínimo permitido por lei (78 cm e 81 cm, respectivamente), o que caracteriza infração ambiental grave. Além da ausência de comprovação da origem do pescado, a captura e conservação de espécies fora das normas resultaram na autuação do responsável.
O comandante da 3ª Companhia da PMA de Coxim, Capitão Anderson Abraão Elias, destacou que a área sob jurisdição da unidade está sendo monitorada com o apoio da Agência Local de Inteligência (ALI), o que tem ampliado a eficácia das fiscalizações. Ele reforçou ainda a importância da participação da comunidade, incentivando denúncias anônimas como forma de combater a degradação ambiental e preservar os recursos naturais da região.
Denúncias e informações podem ser feitas pelos telefones: (67) 99716-3656 ou (67) 3908-6060.
Fonte: Maikon Leal