sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

PMA autua proprietário rural em Sonora por uso irregular do fogo

Foto: PMA

Menos de 48 horas após o início da Operação Focus, a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Coxim autuou um proprietário rural no município de Sonora por uso irregular do fogo. A ação foi realizada no dia 7 de agosto (quinta-feira), após o sistema de monitoramento do Comando de Policiamento Ambiental detectar focos de calor na região.

No local, os policiais constataram cinco leiras de vegetação queimadas, já em fase final, com presença de cinzas e fumaça. O responsável foi autuado administrativamente e orientado sobre a legislação ambiental vigente, diante da ausência de autorização para o uso do fogo.

Foto: PMA

Outra ocorrência em Paranaíba

No dia anterior (06 de agosto), a equipe da PMA de Aparecida do Taboado atendeu a um alerta de desmatamento e queima irregular na zona rural de Paranaíba. Foi constatada a derrubada de árvores nativas isoladas (CANI) e queima de material lenhoso disposto em fileiras. O proprietário será multado em R$ 300,00 por hectare desmatado e R$ 3.000,00 por hectare queimado ilegalmente. A área exata impactada será calculada com base no Cadastro Ambiental Rural (CAR) do imóvel.

Operação Focus

Deflagrada no dia 4 de agosto e com término previsto para 31 de dezembro de 2025, a Operação Focus é uma ação conjunta da Polícia Militar Ambiental e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para combater queimadas ilegais e incêndios florestais.

Além de intensificar a fiscalização, a iniciativa busca reduzir o tempo de resposta, responsabilizar infratores em flagrante e gerar efeito inibitório para os anos seguintes. O trabalho conta com uso integrado de tecnologia, inteligência geográfica e troca de informações entre órgãos parceiros.

De janeiro a julho deste ano, cerca de 500 ocorrências de queimadas e incêndios florestais foram registradas pelo setor de geoprocessamento do Imasul, número que tende a aumentar durante o período de estiagem.

Maikon Leal

coximagora.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas