No desenvolver da Operação Piracema, a 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Campo Grande realizou nesta segunda-feira (04) vistorias em alguns estabelecimentos comerciais (peixarias) com o intuito de fiscalizar se o estoque pesqueiro dos locais estava de acordo com o que fora declarado após o fechamento da pesca, conforme prevê a fiscalização.
Foram fiscalizadas 12 peixarias no município de Campo Grande, em uma delas foram encontrados pescados que não constavam na Declaração de Estoque realizada pelo estabelecimento. Em razão da irregularidade, a PMA fez a apreensão de mais de 70kg de peixe e autuou o proprietário em R$2.101,24. O pescado apreendido será doado a instituições filantrópicas
A Operação Piracema se estenderá até 28 de fevereiro, quando encerra o período de defeso, que é a pausa da atividade pesqueira, tanto de pescadores profissionais quanto de amadores, visando assegurar a reprodução dos peixes e assim preservar os recursos pesqueiros do estado. Durante esse período, a Polícia Militar Ambiental tem intensificado as barreiras terrestres e patrulhamento fluvial em todo o estado com o intuito de coibir a pesca predatória, além da fiscalização dos estabelecimentos que comercializam pescado para conferencia do estoque declarado.