A 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora reuniu, na manhã desta quinta-feira (10), representantes da sociedade civil, profissionais da saúde, gestores e usuários do SUS no auditório do CRAS. Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o evento teve como foco discutir e aprovar propostas que fortaleçam a saúde e a segurança dos trabalhadores nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
A secretária municipal de Saúde destacou a relevância do encontro para a consolidação de políticas públicas mais inclusivas e participativas:
“A conferência é um espaço importante para discutir e propor diretrizes para melhorar a saúde e segurança dos trabalhadores, além de fortalecer a participação popular na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras para o controle social do SUS”, afirmou.
Durante a conferência, foram definidos três objetivos centrais: propor diretrizes para aprimorar a saúde e segurança dos trabalhadores; reafirmar a luta por condições de trabalho dignas e por uma saúde de qualidade para todos; e fortalecer a participação popular no controle social das políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador e da trabalhadora.
As discussões foram organizadas em três eixos temáticos. O primeiro tratou da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com foco na formulação de propostas para as diretrizes nacionais. O segundo abordou os impactos das novas relações de trabalho na saúde dos trabalhadores, diante das transformações no mundo laboral. Já o terceiro eixo destacou a importância da participação popular no controle social e na construção das ações em saúde.
O prefeito Delegado Murilo acompanhou as atividades da conferência e reforçou a importância da escuta coletiva como ferramenta de transformação:
“Sou um grande defensor das conferências, porque acredito que são espaços essenciais para o diálogo e a construção coletiva. É nelas que conseguimos apresentar os problemas reais enfrentados pela sociedade e, juntos, buscar soluções. Além disso, é uma oportunidade de levar essas demandas locais para o âmbito estadual e, se necessário, até para a esfera federal. Conferência é participação, é democracia, e sempre faço questão de estar presente nesses momentos de escuta e avanço social”, enfatizou.
Além do prefeito Delegado Murilo, a conferência contou com a presença da psicóloga e primeira-dama do município, Thais Toledo, do vice-prefeito Edy Rezende, e do vereador Rudimar Félix, que representou a Câmara Municipal de Pedro Gomes.
Fonte: Assecom / Fernando Dias