event_available 11/07/2025 |
access_time 12:02 horas
Unidade especial da Guarda Municipal de Dourados é uma inovação em segurança pública para o município reafirma o compromisso da Prefeitura de Dourados com a proteção às mulheres e visa diminuir os casos de violência contra a mulher e de feminicídio em Mato Grosso do Sul
Prefeitura destinou o espaço de uso da Guarda Municipal, situado na Praça Antônio João, para ser base da Patrulha Maria da Penha. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados dá um importante passo em segurança pública voltada para a proteção às mulheres com o início dos atendimentos da Patrulha Maria da Penha, comandada pela Guarda Municipal. A base do serviço foi instalada na Praça Antônio João nesta semana e a equipe atuará no acompanhamento e fiscalização das medidas protetivas em favor das mulheres vítimas de violência doméstica. “A ativação da Patrulha Maria da Penha, depois de um longo período de treinamento dos agentes, simboliza o compromisso sério, irrevogável e comprometido que nossa gestão tem com a proteção das mulheres”, enfatizou o prefeito Marçal Filho.
O ponto na área central foi escolhido de forma estratégica para permitir um deslocamento ágil da equipe para diversos bairros da cidade. Instituída pelo prefeito Marçal Filho em abril, a ação tem como objetivo principal prevenir casos de violência contra a mulher, inclusive feminicídios. “Os agentes da Guarda Municipal foram capacitados para atuar em situações que ofereçam qualquer risco à integridade física das mulheres e serão ágeis nos atendimentos às vítimas de violência doméstica”, ressaltou o prefeito.
A patrulha poderá realizar o acompanhamento da vítima, se solicitado, para que se efetive o cumprimento de ordem judicial, visando que o agressor deixe a residência ou, se necessário, acompanhar a vítima para assegurar a retirada de seus pertences do endereço onde o agressor possa estar. Esse trabalho preventivo e ostensivo da Patrulha Maria da Penha vai acabar com uma lacuna que sempre existiu na segurança pública, que é quando a mulher vítima de violência registra ocorrência contra o agressor na Delegacia de Polícia e depois tinha que voltar desprotegida para casa buscar seus pertences, correndo o risco de ser vítima de feminicídio.
O comandante da Guarda Municipal, Jamil da Costa Matos, ressalta que as equipes que vão atuar na Patrulha Maria da Penha passaram por intensa capacitação voltada para o atendimento específico ao público feminino. Outro ponte destacado por ele, é que o serviço será desenvolvido forma integrada com outros órgãos competentes, como Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entre outras.
Ele detalha como será a atuação da Patrulha Maria da Penha. “As equipes contarão com no mínimo, uma guarda municipal mulher, sempre atuando em conexão com outros órgãos públicos”, ressalta. “Vale destacar que as equipes passaram por formação para estarem aptas a lidar com estas situações e o objetivo principal deste trabalho é tentar antever as situações de violência contra as mulheres”, afirma. Jamil da Costa Matos destacou que o serviço pode ser acionado via contatos já utilizados pelas equipes, 153 ou 199 e funciona 24 horas.