domingo, 8 de dezembro de 2024
Campo Grande
26°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Néstor Ló y Los Caminantes é atração internacional do FESTOP II EDIÇÃO

Conjunto Paraguaio já passou por diversos países da América do Sul


event_available 23/10/2024 |
access_time 14:57 horas

O FESTOP II EDIÇÃO começa nesta sexta-feira (25) na Praça Antônio João, em Dourados, com uma série de atrações, tanto no palco principal, como nos entornos, com a Feira Criativa e Gastronômica, Feira de Literatura e apresentações variadas. Nesta edição, a organização fortalece a influência do Paraguai na cultura douradense e traz uma atração internacional. O grupo Néstor Ló y Los Caminantes sobe ao palco do FESTOP para celebrar essa mescla cultural característica da região.

O conjunto de Assunção tem uma carreira dedicada a explorar a música latino-americana a partir da confluência de vários gêneros da região, com proposta artística de abrir caminho para um movimento folclórico moderno, além de preservar e exaltar a cultura indígena nacional e regional, com uma identidade única.

Néstor Ló y Los Caminantes tem no curriculo ainda participação em importantes festivais de música regional, como a Feira do Campo, no Rio Grande do Sul, Festival Rio Negro e Festa Nacional do Chamamé, em Currientes, Argentina. O grupo paraguaio se apresenta no FESTOP II com apoio do Circuito Cultural Guarani, Multienvios SA e G5 Conexiones.

De acordo com Fernando Castro Além, idealizador e um dos organizadores, a presença de Nestor Ló no evento atende uma premissa básica do FESTOP que é celebrar todos os povos e sua cultura. “Além disso, com Nestór Ló y Los Caminantes, estamos presenteando a comunidade paraguaia de Dourados com artistas que tocam músicas em ritmo ternário, em polca e guarânia”. O produtor cultural ainda comemorou outro feito. “Estamos inserindo o FESTOP no Circuito Cultural Guarani, que é o circuito de produtores e eventos culturais de integração latino-americana, um grande feito para nossa segunda edição”, completa.

Ainda na sexta-feira, se apresentam no FESTOP a Orquestra da UFGD, Nana Coloral, Villela e Marco Aurélio e Ana Karla, fechando a noite. A abertura oficial acontece às 19h, na Praça Antônio João.

Além de muita música no palco principal, o FESTOP oferece programação diversificada durante os três dias de evento, com artes cênicas, artesanato, literatura, gastronomia e diversão. Na Feira da Literatura, acontece exposição e venda de livros e apresentações culturais.

O FESTOP II é realizado pelo Bailinho do Dagata Produção Cultural e Economia Criativa, e nessa segunda edição tem o apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e SETESC, ⁠Prefeitura Municipal de Dourados, Câmara Municipal de Dourados, SESC/MS, SEBRAE/MS, ACED, Sicredi, Unigran, Glassbox, Grupo Valota, Portobello, UFGD, UEMS, Associação Cultural Casulo, deputada federal Camila Jara e deputada estadual Gleice Jane.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas