quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Morador denuncia aumento da criminalidade e insegurança no bairro Piracema, em Coxim

Fotos: Maikon Leal /Arquivo / Coxim Agora

A redação do Coxim Agora recebeu, na tarde desta quinta-feira (18), um e-mail anônimo de um morador do bairro Piracema, relatando a situação de insegurança vivida pelos moradores da região. No texto, ele descreve experiências pessoais, cita casos recentes divulgados pela imprensa local e faz um apelo por mais segurança pública.

O cidadão, que optou por não se identificar por medo de represálias, contou que já foi vítima de furto e que episódios recentes reacenderam seu sentimento de vulnerabilidade.

“Minha casa foi invadida e furtada em março deste ano. Depois, encontrei peças de armas descartadas próximo à minha residência: parte do tambor de um revólver e um cabo de carabina. Fiz todos os procedimentos legais, mas o trauma permaneceu”, escreveu.

Segundo o relato, o morador voltou a viver momentos de tensão nas últimas semanas. Ele contou que alguém desligou o padrão de energia da sua casa durante a noite e, dias depois, seu portão foi aberto e o cachorro solto. “Parece uma preparação para algo mais grave. É assustador viver assim”, desabafou.

Crimes recentes no bairro

O morador anexou matérias publicadas pelo Coxim Agora e outros veículos que mostram a escalada da violência na região. Confira alguns casos recentes:

  • 16 de setembro – Um homem de 31 anos foi preso por descumprir medida protetiva ao ser encontrado na casa da vítima, de 38 anos, contrariando ordem judicial.

  • 24 de agosto – Duas pessoas ficaram feridas após uma discussão motivada por um suposto furto de plantas.

  • 20 de agosto – Um homem foi brutalmente esfaqueado dentro de casa, na Rua Terenos, recebendo múltiplos golpes e ficando em estado grave.

  • 21 de agosto – Um morador de 43 anos disparou três tiros contra um suposto invasor. Um dos disparos atingiu a casa de um vizinho, mostrando os riscos da violência na tentativa de autodefesa.

  • 15 de julho – Objetos furtados e uma arma de fogo foram recuperados após um roubo a residência na Rua Terenos. Dois homens foram detidos.

  • 11 de julho – Outra residência foi invadida e câmeras de segurança foram furtadas.

  • 29 de junho – Um homem foi preso em Rio Verde após uma sequência de furtos em Coxim e na região norte do estado.

“Esses casos mostram que a violência não escolhe horário nem lugar. Pode acontecer em plena tarde, em ruas movimentadas, e atinge pessoas que só querem viver em paz”, destacou o morador.

Apelo à comunidade e às autoridades

O autor do relato afirma que não quer criticar o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil, reconhecendo que muitas ações têm sido rápidas e eficazes. Porém, ele ressalta que a demanda por segurança é maior do que a estrutura disponível.

“No bairro, temos muitos idosos e crianças. Será que nossos filhos podem ir e voltar das atividades com segurança? Será que podemos dormir tranquilos sem medo de invasões?”, questionou.

Além de chamar atenção para a necessidade de reforço na segurança pública, ele pediu que a população valorize os meios de comunicação locais, que desempenham papel fundamental na divulgação de ocorrências e no fortalecimento da comunidade.

“Quero acreditar que ainda podemos reverter essa realidade. Não pedimos privilégios, apenas o básico: viver em um lugar seguro, sem precisar escolher entre o medo e a rotina diária”, concluiu.

Redação aberta ao diálogo

O Coxim Agora reforça seu compromisso em dar voz à população, evidenciando problemas que afetam a comunidade, como segurança, saúde e infraestrutura.

A equipe segue acompanhando a situação do bairro Piracema e se coloca à disposição para ouvir as autoridades e trazer atualizações sobre o problema.

Mikaela Loni – Estagiaria sob supervisão do jornalista Maikon Leal

coximagora.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas