O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (25) que Mato Grosso do Sul será o único estado do Brasil a receber a vacina contra a dengue em todos os seus municípios. A cidade de Dourados é pioneira e iniciou a imunização dia 3 de fevereiro. Até agora, 13,6 mil pessoas já receberam a primeira de duas doses.
O início da vacinação, programado para fevereiro, vai atingir áreas com alta transmissão do sorotipo dois da dengue. A seleção das cidades beneficiadas foi organizada em colaboração com o Conass e Conasems, órgãos representantes das Secretarias de Saúde estaduais e municipais. As estratégias seguem as recomendações da CTAI (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização) e da OMS (Organização Mundial de Saúde).
As regiões de saúde escolhidas atendem a três critérios específicos: devem abranger pelo menos um município de grande porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes; que apresentou alta transmissão de dengue nos anos de 2023 e 2024; predominância significativa do sorotipo DENV-2.
Mato Grosso do Sul foi dividido em quatro regiões de saúde para a distribuição das vacinas de maneira escalonada: Campo Grande (34 municípios), Corumbá (2 municípios), Dourados (32 municípios) e Três Lagoas (9 municípios). As demais regiões do país também serão contempladas, seguindo a disponibilidade de doses fornecidas pelo laboratório. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Os demais estados que receberão os imunizantes são: Acre: (11 cidades); Amazonas: (12 cidades); Bahia: (115 cidades); Distrito Federal; Espírito Santo: (20 cidades); Goiás: (134 cidades); Maranhão: (5 cidades); Minas Gerais: (22 cidades); Paraíba: (14 cidades); Paraná: (30 cidades); Rio de Janeiro: (14 cidades); Rio Grande do Norte: (19 cidades); Roraima: (10 cidades); Santa Catarina: (13 cidades); São Paulo: (11 cidades); Tocantins: (14 cidades).