O município de Itaporã ganha, nesta sexta-feira (01.03) um novo terminal rodoviário, mais funcional e melhor estruturado. A inauguração concretiza um sonho que vinha sendo acalentado pela população itaporanense há mais de 10 anos, quando, atendendo pedido do prefeito Marcos Pacco, vereadores e população, o deputado federal Geraldo Resende viabilizou, em 2012, duas emendas totalizando R$ 975 mil.
A inauguração está marcada para as 9 horas, na própria rodoviária, construída onde há alguns anos funcionou a Secretaria Municipal de Obras. Comandado pelo prefeito Marcos Pacco, o evento contará com a presença do deputado federal Geraldo Resende, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.
O novo terminal tem 1.227 metros quadrados e leva o nome do ex-prefeito Aurenô Arnaldo Cordeiro. O prédio conta com plataforma de embarque para quatro ônibus, quatro guichês, dois quiosques, duas salas para conveniência, sala/copa para os taxistas e box para 10 táxis, além de área verde e estacionamento.
“Fico feliz em ver um projeto acalentado há tanto tempo pela população de Itaporã sendo finalmente entregue à população. Viabilizei os recursos ainda em 2012 atendendo pedido do prefeito Marcos Pacco, vereadores da época e da comunidade itaporanense”, explica Geraldo Resende. “O projeto teve muitos percalços e paralisações, mas a determinação do prefeito Marcos fez com que todos os entraves fossem superados”.
O custo global previsto na época do lançamento era de R$ 1,3 milhão nas três etapas do projeto. As construções foram paralisadas durante a gestão 2013/2016, sendo bloqueadas pela justiça a fim de apurar as irregularidades no projeto em execução.
Na época, uma decisão judicial apontou a responsabilidade do Município em devolver o dinheiro que já havia gasto na primeira etapa ou complementar com recursos próprios. Após várias tratativas e negociações com o governo federal, o prefeito Marcos Pacco autorizou a equipe técnica do município a elaborar um planejamento visando finalizar a obra, utilizando o restante dos recursos federais, somados a recursos próprios do Município.