terça-feira, 30 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Junta de Serviço Militar e 4ª Brigada entregam certificados para reservistas de Dourados


event_available 30/09/2025 |
access_time 12:49 horas

Solenidade contou com a participação do prefeito Marçal Filho, presidente da Junta de Serviço Militar, além de oficiais da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, envolvendo mais de 150 jovens entre os cerca de 300 que foram dispensados do serviço militar obrigatório

Prefeito Marçal Filho prestigia solenidade de entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação aos reservistas. Fotos: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, através da Junta de Serviço Militar, e a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizaram na manhã desta terça-feira (30), no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, a solenidade de Juramento à Bandeira e entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação para cerca de 150 dos mais de 300 jovens que foram dispensados do serviço militar obrigatório. A solenidade foi conduzida pelo prefeito Marçal Filho, presidente da Junta de Serviço Militar, e pelo coronel Marcio Freitas de Lima, chefe da 1ª Seção do Estado-Maior Geral da Brigada Guaicurus, que no ato representou o comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados.

A solenidade teve início com o hasteamento da Bandeira Nacional, que foi conduzida pelo segundo-tenente Marcelo de Oliveira Vieira. Na sequência os jovens dispensados do Serviço Militar prestaram o compromisso à Bandeira Nacional, com o primeiro-tenente Paulo César da Rosa Carvalho, delegado de Serviço Militar, conduzindo o seguinte juramento: “dispensados da prestação do Serviço Militar Inicial por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar–me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja a honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida”.

O prefeito Marçal Filho destacou a importância do momento vivido pelos jovens. “Hoje vocês estão recebendo o Certificado de Dispensa Militar e isso significa que a partir de agora vocês serão reservistas, estarão à disposição da Pátria mesmo sem ter prestado o serviço militar”, observou. “Quero enfatizar, contudo, que servir à Pátria vai muito além que se apresentar em um quartel do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica”, continuou. “Não é porque vocês foram dispensados do serviço militar, que deixarão de servir à Pátria”, completou.

Na condição de presidente da Junta de Serviço Militar, o prefeito Marçal Filho apontou o novo momento vivido pelos jovens reservistas. “Agora os senhores estão aptos para a vida civil, porque o Certificado de Dispensa Militar é documento indispensável até para ingressar no mercado de trabalho, para prestar um concurso público, para tirar passaporte e para tantas outras obrigações do nosso cotidiano”, ressaltou.

O prefeito reafirmou o compromisso dos jovens com a Pátria. “Vocês continuarão servindo à Pátria mesmo sem estarem no interior de um quartel”, enfatizou. “Vocês servirão à Pátria toda vez que respeitarem e honrarem seus pais; toda vez que respeitarem as regras de trânsito; toda vez que tratarem as pessoas com dignidade e respeito; toda vez que acordarem cedo para mais um dia de trabalho; toda vez que forem exemplo para seus filhos, irmãos e amigos”, completou Marçal Filho.

Segundo ele, é possível servir à Pátria mesmo sem ter prestado serviço militar. “Basta ser cidadão consciente dos seus deveres e dos seus direitos”, afirmou. “Basta fazer sempre a coisa certa! Basta não envergonhar quem a gente ama!”, continuou Marçal Filho. “Desejo tudo de bom na vida de cada um de vocês e que Deus proteja seus passos”, finalizou o prefeito.

SERVIÇO MILITAR

O coronel Marcio Freitas de Lima, chefe da 1ª Seção do Estado-Maior Geral da Brigada Guaicurus, lembrou que nos anos de 1915 e 1916, Olavo Braz dos Guimarães de Lávio, conhecido por todos como Olavo Bilávio, jornalista e poeta, desencadeou uma campanha cívica nos grandes centros brasileiros em prol do serviço militar obrigatório, onde revelou seus ideais de homem cívico através do amor à Pátria. “Passados mais de 100 anos, continua viva a chama ardente do patriotismo lançado na mente e nos espíritos dos brasileiros, sobretudo na nossa juventude”, ressaltou o coronel.

O chefe da 1ª Seção do Estado-Maior Geral da Brigada Guaicurus falou diretamente para os jovens reservistas. “Os senhores acabaram de prestar a glória por isso, perante o símbolo máximo da nação brasileira, que é a Bandeira Nacional”, afirmou. “O juramento não é um conjunto de palavras, mas sim um compromisso perfeito com a nossa Pátria”, prosseguiu. “O futuro do nosso Brasil repousa sobre os senhores, que são jovens e possuem a força e os ideais necessários para impulsionar esta grande nação”, pontuou. “Em vocês está a esperança de um país forte e promissor. Em vocês está a confiança que não haverá força capaz de silenciar a voz de um povo, que deseja verdadeiramente o bem-estar como seu destino”, conclui.

O coronel Marcio Freitas de Lima finalizou deixando uma mensagem para os jovens reservistas: “Seja fiel ao compromisso que assumiram hoje e tenham certeza que com trabalho, honestidade e dedicação construirão seus lares. Os senhores foram dispensados do serviço militar, todavia, a partir do juramento de Estado, os senhores passam a construir uma reserva para o Exército Brasileiro. Lembrem-se que, apesar de não vestirem a farda, os senhores também são responsáveis pela segurança desta grande nação e o Brasil espera contar com os senhores em caso de necessidade”.

portal.dourados.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas