Na madrugada deste domingo (14), um incêndio em um terreno baldio mobilizou moradores, Defesa Civil e Polícia Militar no centro de Rio Verde de Mato Grosso. O fogo começou por volta da 1h da manhã e se espalhou rapidamente, chegando a ameaçar residências vizinhas.
De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada pelo número 190 pela moradora, que relatou que as chamas estavam se alastrando para sua casa. A equipe policial acionou a Defesa Civil, que enviou um caminhão-pipa para auxiliar no combate às chamas.
Quando os policiais chegaram ao local, se depararam com populares tentando apagar o fogo com baldes de água por cima do muro. Diante da situação, foi necessário romper o cadeado do portão do terreno baldio e também o lacre do padrão de energia, para evitar riscos de curto-circuito na cerca elétrica.
Um morador contou que estava dormindo quando sua esposa ouviu barulhos estranhos. Ao verificar o quintal, ela percebeu o fogo no terreno ao lado. O homem informou ainda que no local havia um pequeno depósito feito de madeirite e telhas de zinco, mas não soube dizer o que poderia ter causado o incêndio.
“Foi um susto muito grande, não sabemos como começou, mas poderia ter sido bem pior se não tivéssemos acordado a tempo”, disse o morador à equipe policial.
Após o controle inicial das chamas, o caminhão-pipa chegou para realizar o rescaldo, evitando a reignição do fogo. Apesar dos esforços, alguns danos materiais foram registrados, como a cerca elétrica, uma câmera de segurança e parte do beiral do telhado da residência vizinha.
Investigação em andamento
A Polícia Civil foi acionada e, após vistoria no local, o delegado plantonista determinou a perícia técnica para apurar a origem do incêndio e confirmar se houve ação humana.
O caso foi registrado como incêndio culposo, e a investigação agora busca identificar as causas e possíveis responsáveis.
Felizmente, ninguém ficou ferido.
Mikaela Loni