domingo, 24 de novembro de 2024
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HU inicia atendimento pelo sistema de telemedicina com paciente da região

Na última terça-feira (24), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à rede Ebserh, realizou sua primeira consulta via Sistema de Telemedicina e Telessaúde.  Buscando expandir o alcance dos atendimentos ambulatoriais e facilitar o acesso para os pacientes reduzindo filas e diminuindo o absenteísmo foi realizado o projeto piloto de implantação do Sistema de Telemedicina e Telessaúde que é integrado ao AGHUx. Através de testes e ajustes em ambiente de homologação e posteriormente replicado para o ambiente de produção.

A telemedicina trabalha com um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Os exames são avaliados e entregues de forma digital, sendo um apoio para a medicina tradicional.

De forma segura e legalizada, a telemedicina já é aplicada mundialmente, e está  de acordo com a legislação e as normas médicas. Essa prática se tornou mais popular durante a pandemia de Covid-19, quando o governo brasileiro liberou também as teleconsultas. 

Com o uso de tecnologias de informação, que agregam qualidade e velocidade na troca de conhecimento, os médicos podem tomar decisões com maior agilidade e precisão. Por meio da telemedicina, os especialistas conseguem acessar os exames de qualquer lugar do país, utilizando computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets conectados à internet.

A Dra. Elisa Cabral Nascimento, reumatologista, foi convidada a  participar do projeto piloto. Ela não só aceitou, como comprou a ideia e participou ativamente da implantação, selecionando e orientando os pacientes. No primeiro atendimento realizado ontem, no ambulatório do HU-UFGD, a área contemplada foi da reumatologia, mas o projeto prevê abordar outras especialidades assistenciais.

A teleconsulta foi feita com uma paciente moradora de Mundo Novo (MS). Dessa forma ela não teve que se deslocar até o hospital para realizar seu atendimento, trazendo economia, conforto, maior otimização do tempo para a paciente.

Para a Dra. Elisa Cabral Nascimento, que realizou a consulta, foi uma experiência excelente: “prático e eficiente! Neste caso a paciente já havia passado em avaliação e havia exame pendente além de algumas dúvidas que foram sanadas sem prejuízos à qualidade do atendimento. Será uma excelente ferramenta para otimizar tempo dos pacientes e custos no Sus. Para casos selecionados será um sucesso”.

Inicialmente o paciente é atendido e o profissional indica a possibilidade de realizar a teleconsulta, se ele aceitar,  contata a recepção e é agendado a atendimento a distância. A teleconsulta de retorno é agendada a partir da indicação do profissional atendente e no dia e horário é realizado a chamada por vídeo e áudio e registrado no AGHU.

“Parabenizo a Unidade de e-Saúde pelo grande trabalho que tem sido realizado,  viabilizando este grande feito para o SUS do Mato Grosso do Sul que é implantação da teleconsulta. Ela democratiza o acesso ao sistema de saúde público para populações em regiões remotas, agiliza intervenções médicas e diagnósticos, melhora a qualidade e seguimento da assistência, e auxilia os municípios da macrorregião com dificuldades em transporte. Fizemos um teste no sistema hoje é prático e interessante. Logo vamos fazer o telematriciamento, telediagnóstico e vamos idealizar para o futuro a possibilidade da telecirurgia”, comemora o Gerente de Ensino e Pesquisa, Dr. Thiago Pauluzi Justino.

“Com muita satisfação conseguimos realizar nosso primeiro teleatendimento, objetivando reduzir custos, otimizar tempo do profissional e do paciente e principalmente expandir os atendimentos levando a oferta para locais mais distantes ou com reduzida disponibilidade de especialidades. Queremos aumentar os teleatendimentos assim como incluir a realização de telematriciamento e teleinterconsulta para a saúde básica”. André Rogerio da Silva,  chefe da unidade de e-Saúde.   

O projeto foi liderado pela unidade de e-Saúde vinculada e com todo o apoio da Gerência de Ensino e Pesquisa, assim como envolveu com parcerias fundamentais a Unidade de Ambulatório, Setor de Contratualização e Regulação e Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital.

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