event_available 14/05/2025 |
access_time 9:01 horas
Iniciativa liderada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), prevê instalação de laboratórios de tecnologia e bolsas para alunos e professores em seis municípios de Mato Grosso do Sul
Evento realizado no auditório da UFGD contou com a participação de estudantes, professores e pesquisadores da universidade – Foto: A. Frota
Escolas públicas de Dourados e outros cinco municípios de Mato Grosso do Sul foram contempladas pelo Programa Mais Ciência na Escola – MS, do Governo Federal. O lançamento da iniciativa ocorreu nesta terça-feira (13), em solenidade realizada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com a presença de autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
O secretário municipal de Educação de Dourados, Nilson Francisco da Silva, destacou que o programa busca fortalecer o letramento digital e a educação científica nas escolas públicas por meio da implantação de laboratórios maker, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela ciência desde cedo. “Isso é muito importante para os alunos, despertar a ciência ainda nas escolas”, afirmou o secretário.
Executado nacionalmente pelo MCTI em parceria com o MEC, o programa é viabilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A iniciativa prevê a instalação de laboratórios equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, kits de robótica, equipamentos de automação, filmagem e outros recursos tecnológicos.
Em Mato Grosso do Sul, a UFGD coordena as ações em 15 escolas públicas distribuídas nos municípios de Dourados, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Maracaju, Novo Horizonte do Sul e Rio Brilhante. As escolas atendidas incluem unidades indígenas, do campo, urbanas e de regiões de fronteira com o Paraguai.
A coordenadora do programa e professora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da UFGD, Elaine da Silva Ramos, ressaltou que a ação representa um marco para a ciência e a educação no Estado. “O programa promove a popularização da ciência, valoriza a inovação nas escolas públicas e contribui para a formação de uma nova geração de estudantes preparados para os desafios tecnológicos do presente e do futuro”, destacou.
O investimento previsto para Mato Grosso do Sul é de R$ 1,5 milhão, valor que será destinado à implementação dos laboratórios, ao desenvolvimento de projetos científicos e à formação continuada de educadores. A iniciativa também contempla a concessão de mais de 160 bolsas para estudantes e professores envolvidos nas ações do programa.
Escolas beneficiadas:
Escola Municipal Cel. Firmino Vieira de Matos – Dourados
Escola Municipal Francisco Meireles – Dourados
Escola Municipal Pref. Álvaro Brandão – Dourados
Escola Municipal Prof. Elza Farias Kintschev Real – Dourados
Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silva Câmara – Dourados
Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka – Dourados
Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja – Dourados
Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso – Dourados
Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso – Dourados
Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira – Dourados
Escola Estadual Eneil Vargas – Coronel Sapucaia
Escola Estadual Professora Lígia Terezinha Martins – Rio Brilhante
Escola Estadual Scila Médici – Deodápolis
Escola Municipal Laurindo Stragliotto (Escola Agrícola) – Maracaju
Escola Municipal Professor Eduardo Pereira Calado – Novo Horizonte do Sul