event_available 30/08/2025 |
access_time 16:17 horas
Cidade volta a ser protagonista da ação que fortalece a cultura e contribui na formação de jovens e contou com participantes de todo o Estado, além de autoridades diversas que prestigiaram o ato
Prefeito Marçal Filho acompanha Campeonato de bandas e fanfarras em Dourados e destaca retomada do ato após mais de 25 anos – Fotos: A. Frota
Dourados é palco do Campeonato de Bandas e Fanfarras, neste sábado (30), no Centro de Convenções Antônio Tonani, até às 23h e, durante a abertura oficial do evento, o prefeito Marçal Filho destacou a retomada da ação na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, após mais de 25 anos. Diversas autoridades regionais e profissionais do segmento cultural participam da ação.
“Há mais de 25 anos, Dourados não sediava um campeonato como este e conseguir retomar isso, nos primeiros meses da minha administração me deixa realmente muito feliz”, disse.
Ao todo, 33 bandas e fanfarras de 29 municípios da região participam da competição. A fanfarra de percussão da Escola Municipal Neil Fioravanti- CAIC- realizou uma apresentação especial, mas não participará da premiação, a qual será divulgada logo mais ao fim do evento.
Marçal Filho destacou o desejo de recolocar Dourados, entre as cidades que competem na ação. Ele ainda falou sobre a alegria em receber todos os envolvidos nas belíssimas apresentações que envolveram o público com músicas de Bon Jovi, Coldplay, Raça Negra, Almir Sater, entre outros.
“Tenho certeza que todos aqui estão sendo muito bem recepcionados pois os douradenses são calorosos, são carinhosos e vocês todos são muito bem-vindos à nossa cidade e vamos trabalhar para que no próximo campeonato, Dourados não faça uma apresentação especial, mas que possa estar disputando campeonato”, destacou ao agradecer ao Governo do Estado, Federação de Bandas e Fanfarras e todos envolvidos no evento.
O presidente da Federação de Bandas e Fanfarras do Mato Grosso do Sul, Fábio Costa, também destacou satisfação com a retomada do evento em Dourados, após mais de duas décadas.
“Era um desejo nosso retomar o ato em Dourados, é muito satisfatório estar nessa grande festa aqui”, citou.
A secretária de Cultura, Gisela Melo, citou o empenho do prefeito Marçal Filho e toda a equipe na condução da ação e também destacou que o município buscará voltar a competir no segmento.
“O prefeito Marçal Filho junto com toda equipe abraçou a ideia e hoje podemos estar aqui e resgatar essa história em Dourados e vamos buscar ter uma banda a altura para competir”, disse ao citar ainda do nível da ação, “um verdadeiro show, estamos encantados”.
O Vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou na abertura do evento, que Dourados tem fortalecido a área do esporte, da cultura e do lazer e destacou também o trabalho do secretário de Cultura Marcelo Miranda nestes eixos no Estado. “Vemos nesse sentido uma grande transformação em Mato Grosso do Sul”, disse.
Barbosinha destacou ainda a retomada de um evento tão grandioso na segunda maior cidade do Estado, em poucos meses do mandato do prefeito Marçal Filho. “A gente fica muito feliz quando vê Dourados voltar a brilhar, voltar a ressurgir para a cultura e isso não só para mim, como vice-governador, mas para o cidadão douradense que ama essa cidade e isso é só o começo, são só oito meses de mandato, nós temos um longo caminho pela frente”, apontou.
Até às 23h, se apresentam na cidade bandas e fanfarras de Porto Murtinho, Corguinho, Novo Horizonte do Sul, Anastácio, Rio Brilhante, Três Lagoas, Glória de Dourados, Inocência, Jateí, Camapuã, Anaurilândia, Rochedo, Sonora, Sidrolândia, Figueirão, Campo Grande, Ivinhema, Paraíso das Águas, Nova Alvorada do Sul, Iguatemi, Aquidauana, Rio Negro, Nova Andradina, Eldorado, Naviraí, Rio Verde, Bonito, Bataguassu e Selviria.
O campeonato tem um papel fundamental na formação de jovens músicos, incentivando a disciplina, o trabalho em equipe e o desenvolvimento artístico. A Federação de Bandas e Fanfarras de MS contou com o apoio da Prefeitura de Dourados para estruturar a ação que movimenta vários ônibus para transportar cerca 1.800 integrantes que participam das atividades.