segunda-feira, 10 de março de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Dourados renova frota de ônibus escolares e inova com tecnologia de monitoramento


event_available 10/03/2025 |
access_time 9:51 horas

Empresa GWA contratada pela administração municipal adquiriu 10 novos veículos nesse início de ano e em 2024 a aquisição foi de 25 novos ônibus, todos com ares condicionados

Empresa terceirizada GWA está com 35 novos ônibus de um total de frota de 70 veículos que atendem estudantes da área rural; toda frota será renovada 100% até o final do ano – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da empresa GWA Transportes, anunciou na sexta-feira (7) a aquisição de 10 novos ônibus escolares, todos equipados com ar-condicionado para garantir mais conforto aos alunos da rede pública moradores na área rural. A empresa atende a administração municipal com um total de 70 veículos, entre ônibus e vans.

A renovação da frota é um compromisso da gestão municipal com a qualidade do transporte escolar. No ano passado, a GWA já havia incorporado 25 novos veículos, e agora, além dos novos ônibus, uma tecnologia inédita está sendo implementada para monitoramento dos estudantes e do trânsito.

O novo sistema fará a leitura facial dos alunos, permitindo um controle preciso da presença e do percurso realizado pelos estudantes enquanto estiverem dentro do ônibus. Além disso, os veículos contarão com câmeras internas e externas para acompanhar o comportamento dos motoristas e monitorar o trânsito.

O prefeito Marçal Filho esteve na sede da empresa GWA para conferir de perto a nova frota e conhecer o sistema tecnológico que será implantado em 60 dias. “Esse investimento representa um avanço significativo na qualidade do transporte escolar em Dourados. Além de oferecer mais conforto para os estudantes, estamos garantindo mais segurança e um acompanhamento eficiente em tempo real”, destacou o prefeito.

Prefeito Marçal Filho e Adilson Osiro, da GWA, no interior de novo ônibus que conta com ar condicionado – Foto: A. Frota

As câmeras instaladas dentro dos ônibus terão funcionalidades avançadas, como a detecção de sinais de fadiga do condutor, frenagens bruscas e até mesmo se o motorista não utilizar o cinto de segurança. Caso qualquer irregularidade seja identificada, o sistema enviará um alerta imediato para a central de monitoramento da GWA Transportes. As câmeras externas, por sua vez, ajudarão a garantir mais segurança no trânsito, analisando a distância entre os veículos e o fluxo ao redor dos ônibus.

Com essa inovação, Dourados se torna pioneira na adoção dessa tecnologia no transporte escolar, reforçando a segurança e eficiência do serviço. Atualmente, a prefeitura tem outros 15 veículos (amarelinhos) destinados ao transporte de estudantes da área rural. Os ônibus e vans da frota transportam cerca de 4.800 alunos diariamente, percorrendo 14,5 mil quilômetros por dia.

portal.dourados.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas