Policiais Militares Ambientais autuaram dois homens por pesca irregular no final da tarde de domingo (26), durante patrulhamento fluvial realizado no Rio Taquari, dentro do perímetro urbano de Coxim.
A equipe da PMA flagrou os pescadores praticando a atividade sem a licença ambiental obrigatória, na região conhecida como Ilha do Governador. Com eles foram encontrados 11 peixes da espécie Curimbatá — sendo nove abaixo do tamanho mínimo permitido por lei — além de três exemplares de Piraputanga, que apresentavam sinais de captura com rede de emalhar. No entanto, nenhuma rede ou outro petrecho de pesca predatória foi localizada com os infratores ou nas proximidades da abordagem.
Diante das infrações constatadas, como a ausência de licença e a quantidade de pescado acima do permitido, os policiais apreenderam todo o material de pesca e os peixes, que juntos somavam 5,4 kg. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Coxim para os procedimentos criminais cabíveis.
Cada pescador foi autuado administrativamente e recebeu multa no valor de R$ 1.940,00.
A Polícia Militar Ambiental alerta que a pesca sem licença e a captura de peixes fora das normas legais são crimes ambientais. A corporação reforça a importância do respeito às leis de pesca para garantir a preservação das espécies e a sustentabilidade dos recursos naturais. Denúncias da população são fundamentais no combate a essas práticas ilegais.
Fonte: Mikaela Loni