sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Do campo à renda: Rota Rural impulsiona empreendedores em Costa Rica

Rota Rural em Costa Rica foi encerrada com a entrega de certificados aos participantes

Do campo à mesa, a produção rural de Costa Rica ganhou novos sabores e oportunidades de renda. Entre os dias 23 e 25 de setembro, o município recebeu a quarta edição da Rota Rural, iniciativa realizada pelo Sebrae/MS em parceria com o Senar/MS, que oferece oficinas no formato “mão na massa” para comunidades agrícolas. Ao longo de três dias, produtores locais participaram de capacitações nas unidades móveis de Fabricação e Comercialização de Queijo Artesanal e Mini Processamento e Comercialização de Hortaliças, aprendendo desde boas práticas de fabricação até estratégias de identidade visual, regularização e comercialização.

Para o vice-prefeito de Costa Rica, Ronivaldo Garcia Cota, a iniciativa representa um marco para as famílias empreendedoras do município. “As capacitações são de extrema importância, pois permitem transformar aprendizado em novas oportunidades de renda. A partir das delícias que produziram aqui, cada um terá condições de comercializar e fortalecer seu negócio”, destacou.

A analista-técnica do Sebrae/MS, Juliana Barros, destacou que a ação fortalece os pequenos negócios e estimula novos empreendedores. “O Rota Rural vem para capacitar, gerar novas técnicas e dar suporte tanto aos produtores já consolidados quanto aos que estão começando agora. Nosso objetivo é sempre fortalecer a agricultura familiar, as compras públicas e a geração de renda local”, reforçou a analista.

O secretário de Agricultura do Município, Fernando Barbosa Martins, também ressaltou o impacto da iniciativa para o município. “Essa é a quarta edição do Rota Rural, que tem ajudado a fomentar ainda mais o empreendedorismo. É uma oportunidade de apoiar os empreendedores a gerar mais renda em suas atividades. Parabenizo a prefeitura e todos os envolvidos por essa iniciativa que transforma realidades”, afirmou.

Mais renda e conhecimento

Neuza Amorim Malaquias trabalha com salgados e espetinhos e participou do curso de hortifrutis e hortaliças. “Esse curso foi muito importante para o meu trabalho. São ensinamentos que vão agregar muito no meu dia a dia e principalmente no meu comércio. Capacitações como essa contribuem demais para fortalecer o comércio local”, disse.

Com mais de duas décadas de experiência na produção de doces caseiros, Hélia Rodovalho, outra participante da capacitação, afirmou que as oficinas ampliaram seus conhecimentos. “Foi muito animador participar, tivemos uma turma muito engajada e foi uma ótima oportunidade para aprender novas técnicas”, contou.

Já a empreendedora Priscila Pompermayer, técnica de enfermagem aposentada, destacou a qualidade do conteúdo oferecido. “O curso foi extremamente completo, pudemos aprender com detalhes e com uma didática excelente. Só temos a agradecer a todos pela oportunidade, que com certeza fará diferença para o futuro dos nossos negócios”, relatou.

A edição da Rota Rural em Costa Rica foi encerrada com a entrega de certificados aos participantes, marcando mais uma etapa na valorização da agricultura familiar e no fortalecimento do empreendedorismo no município.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.

Da assessoria/ML

coximagora.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas