sábado, 12 de abril de 2025

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Dias das Crianças deve movimentar R$ 357,66 milhões na economia local

O levantamento envolve uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF/MS) em parceria com o Sebrae MS.

O valor esperado para este ano é 42% maior que do ano anterior. Estima-se um gasto médio por família no valor R$ 373,58, somando o montante de R$ 357,66 milhões.

“Percebemos que em todos os municípios pesquisados haverá aumento, com destaque para Coxim (+61%), Dourados e na região de Corumbá e Ladário, nas quais é esperada uma movimentação 57% maior neste ano. Os consumidores estão mais propensos a presentear e comemorar, sendo que o aumento mais significativo está nas comemorações.”, observa a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Dicas aos empresários

Para o analista-técnico do Sebrae MS, Paulo Maciel, diante das perspectivas positivas, o empresário pode adotar estratégias para encantar o público infantil, como decorar o estabelecimento com balões e trabalhar bem a vitrine para destacar os produtos.

“Dispor de um bom atendimento, que seja acolhedor aos pequenos e aos seus pais, o que ajuda a garantir novos negócios futuros com esses clientes”, afirma.

Ele também pontua que a importância de acompanhar as tendências voltadas ao público infantil para impulsionar as vendas.

“Costuma mudar muito rapidamente e acompanhar essas mudanças permite que a empresa ofereça sempre produtos que chamem atenção dos pequenos”, destaca.

Analisar as vendas anteriores e tendências e alinhar o abastecimento é outro ponto importante ressaltado pelo especialista

Critérios para consumo

Segundo a Fecomércio, dos entrevistados, 71,83% disseram que irão às compras, o que deve movimentar R$ 227,16 milhões, com valor médio de R$ 212,90 por presente.

A pesquisa mostra ainda alguns dos fatores determinantes para as compras: a qualidade, apontada por 38,93% dos entrevistados;  a escolha da criança, por 37,53%; e a vitrine, com 15,60%.

Também são levadas em consideração as indicações de amigos e familiares, segundo 5,62% dos entrevistados.

O desconto no pagamento à vista é apontado como principal atrativo esperado por 68,24% dos entrevistados, seguido do parcelamento (35,42%), um bom atendimento (17,35%) e variedade (7,24%).

Sobretudo, estima-se que as compras devem ser preponderantemente presenciais (83,77%).

Produtos mais visados

Sobre o presente, os brinquedos são os mais lembrados, com 56,15% das intenções de compras, seguidos  de roupas (35,77%), calçados (18,06%) e eletrônicos (5,27%).

Dentre os que não irão presentear, a maioria aponta que a razão é por não ter filhos, netos, sobrinhos ou mesmo não ter crianças pequenas.

A falta de dinheiro também aparece como um fator entre 13,26% dos entrevistados.

Já as comemorações devem movimentar R$ 130,49 milhões, com um gasto médio de R$ 160,69, 54,67% dos entrevistados afirmam que irão comemorar de alguma forma.

Segundo a Fecomércio, na maioria dos casos, 44,69%, a comemoração será em família e com a compra de ingredientes para o preparo da refeição.

Outros 14,77% pretendem fazer um passeio, percentual próximo dos que informaram que devem ir a uma lanchonete, restaurante ou sorveteria com os pequenos.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi aplicada de 21 a 28 de agosto nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito e Corumbá/Ladário e Três Lagoas. Foram ouvidas 1.981 pessoas e o intervalo de confiança é de 95%.

Fonte: Correio do Estado



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