terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Depois de 3 anos fechado, Marçal entrega obra e ativa Posto de Saúde do Ouro Verde


event_available 27/01/2025 |
access_time 8:02 horas

Ao anunciar a ativação do atendimento na Unidade Básica de Saúde, o prefeito deixou claro que no governo atual as coisas vão funcionar em favor do cidadão e que a gestão vai concentrar esforços para concluir obras que estão paradas há anos

Depois de quase 3 anos fechado, Posto de Saúde do Jardim Ouro Verde será finalmente reaberto e retomará atendimento à população. Foto: A. Frota

Uma longa espera dos moradores do Jardim Ouro Verde chegará ao fim na quarta-feira, dia 29 de janeiro. Após quase três anos fechado para reforma, o Posto de Saúde será aberto para atendimento à população com a entrega das obras de reforma e revitalização. Assim que assumiu a Prefeitura de Dourados, no início deste mês, o prefeito Marçal Filho determinou às secretarias municipais que formassem uma força-tarefa para terminar as obras e iniciar o atendimento o mais rápido possível.

Em menos de quatro semanas os trabalhos foram concluídos e solenidade de reinauguração está marcada para quarta-feira, às 8h. “Não fazia sentido ver uma obra praticamente concluída e sem utilidade para o cidadão”, enfatiza o prefeito. “E mais grave, justamente na área da saúde que é o setor mais problemático da nossa cidade”, completa.

Ao anunciar a ativação do atendimento na Unidade Básica de Saúde, Marçal Filho deixou claro que no governo atual as coisas vão funcionar em favor do cidadão. “Não vou permitir que prédio fique fechado enquanto as pessoas precisam de serviços públicos e não são atendidas”, avisa. “Vamos concentrar esforços para concluir obras que estão paralisadas há anos, sobretudo em setores fundamentais como a saúde e a educação”, completa. “Outro ponto importante é que cobraremos celeridade na execução dos projetos para colocar fim a essa prática onde uma obra que começa com prazo de conclusão em 6 meses se arrasta por quase 3 anos”, argumenta Marçal Filho.

O exemplo citado pelo prefeito se encaixa perfeitamente na situação do Posto de Saúde do Jardim Ouro Verde. A reforma foi iniciada em 9 de março de 2022 e deveria ter sido entregue à população no dia 9 de setembro do mesmo ano, conforme a placa afixada pela gestão passada na frente do posto de saúde, localizado na esquina das ruas Dom João VI e Monte Alegre. No próximo dia 9 de março o prédio iria completar 3 anos fechado, sem qualquer utilidade para os moradores do Ouro Verde e dos bairros vizinhos, que eram obrigados a procurar postos de saúde em outras localidades para terem acesso à atenção básica.

A entrega das obras de reforma e revitalização, bem como a ativação do atendimento resgatam um compromisso do prefeito com a população. “Acompanhei esse dilema da reforma que se arrastou há quase três anos e comuniquei para moradores do Ouro Verde que daria prioridade na finalização e entrega da unidade”, ressalta. “Com muito trabalho, união de esforços, compromisso com as pessoas e força de vontade, conseguimos finalizar os serviços e agora estamos devolvendo à população o posto de saúde que foi tirado das famílias por quase 3 anos”, finaliza Marçal Filho.

Com os atendimentos suspensos em razão do fechamento, pacientes antes atendidos pela UBS Ouro Verde foram remanejados para outras unidades básicas de saúde, o que provocou uma série de transtornos, sobretudo para pessoas idosas e com mobilidade reduzida. “Não se tratava apenas de uma obra paralisada, se tratava de gente, de pessoas que tiveram o direito à saúde relativizado em razão da inércia daqueles que estavam no comando da prefeitura, destaca o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo.

Ele explica que o prefeito Marçal Filho determinou que as secretariais municipais se unissem para concluir as etapas finais da obra e os ajustes da unidade num todo, com mobília e estrutura em geral para receber os funcionários e pacientes. “Fizemos um mutirão e conseguimos concluir os trabalhos em tempo recorde”, comemora o secretário. O posto do Ouro Verde possui duas equipes de Estratégia da Família – 36 e 37 – e juntas atendem a uma população de 9.178 pessoas. A partir de quarta-feira, os pacientes remanejados para outras unidades de saúde já poderão procurar o Ouro Verde. 

portal.dourados.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas