sábado, 21 de dezembro de 2024

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Crianças lançam seus próprios livros por meio de projeto desenvolvido em escola de Bonito

Quem nunca se imaginou como um escritor famoso, ou brincou por horas escrevendo histórias nas folhas dos cadernos durante a infância? Se não todos, boa parte de quem está lendo este texto, porque afinal, inventar mundos encantados, cheios de herois e princesas, faz parte da infância e pensando nisso, a Escola Municipal Manoel Inácio de Farias, decidiu implantar o projeto SuperAutor, no qual os alunos escreveram e lançaram seus próprios livros.

O objetivo do projeto era promover o desenvolvimento linguístico e o interesse pela leitura e pela escrita, inserindo 73 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, dos períodos matutino e vespertino, nessa grande viagem no mundo da imaginação, buscando estimulá-los não apenas a lerem, mas também a escreverem cada vez melhor.

O SuperAutor é um projeto pedagógico que veio para ajudar a incentivar a leitura e a escrita dos alunos. Com uma metodologia voltada para o desenvolvimento de habilidades da criança de forma autônoma, o Projeto entrega muito mais do que apenas uma atividade escolar.
A missão é transformar a vida das crianças por meio da valorização da leitura, da criatividade e da experiência de escrever e lançar o próprio livro. O projeto SuperAutor é um passaporte para o mundo dos livros, do conhecimento e do futuro da criança.

Que propõe ser feito na escola e ter auxílio em casa pelos pais dos alunos como momento de entender a importância de apoiar em atividades escolares, incentivando o protagonismo do aluno trazendo benefícios que vão muito além de um projeto escolar.
A Temática escolhida para elaboração foi livre e a escrita espontânea, cada estudante pode desafiar e estimular sua imaginação e a capacidade de criação explorando as diversas possibilidades de uma criação pessoal.

No período de quatro meses desenvolveram habilidades que incentivaram à leitura; Interpretação de texto; Enriquecimento do vocabulário; Pensamento crítico e capacidade de argumentação; Ampliação das visões de mundo estimulando a criatividade e imaginação.
Sendo assim, cada estudante criou a história do seu modo, dando uma personalidade para o seu livro e mantendo sua autonomia, criatividade e protagonismo que o projeto propõe. Além disso, tanto a professora quanto os pais puderam ajudar neste processo criativo, motivando a criança a escrever a sua história favorita e construir um livro incrível.

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