quarta-feira, 14 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Coxim sedia 1º Seminário Regional MS Ativo com foco no municipalismo para 2025

Foto: Pedro Eduardo

A cidade de Coxim foi escolhida como a primeira a sediar o Seminário Regional MS Ativo – Municipalismo 2025, iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que reuniu representantes de 11 municípios da região norte. O evento, que será realizado em outras cidades-polo do estado, tem como principal objetivo fortalecer a governança municipal, promover boas práticas de gestão pública e aproximar os municípios das políticas estaduais.

O seminário aconteceu em dois períodos, com palestra pela manhã na Igreja ADNA que foi gentilmente cedida pelo pastor Jeosafá de Brito, e oficinas temáticas à tarde no campus da UFMS em Coxim. Estiveram presentes gestores de Coxim, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Camapuã, Costa Rica, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora e Paraíso das Águas.

Representando o governador Eduardo Riedel, que está em viagem oficial aos Estados Unidos, o vice-governador José Carlos Barbosa, Barbosinha, destacou a importância do municipalismo como pilar do governo estadual. “Este evento reforça nosso compromisso com o desenvolvimento integrado dos municípios sul-mato-grossenses. A parceria com os deputados tem sido fundamental nesse processo, especialmente com o deputado Júnior Mochi”, afirmou.

O prefeito Edilson Magro, anfitrião do evento, falou em nome dos prefeitos da região e agradeceu a iniciativa do governo estadual. “Essa aproximação do governo com os municípios já é uma marca registrada desde a gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja e tem continuidade agora. O contato direto entre servidores municipais e estaduais fortalece nossas ações e beneficia diretamente a população”, declarou.

Na parte da manhã, o Secretário Executivo de Gestão Estratégica e Minimalismo, Thaner Nogueira, apresentou importantes temas como “MS Ativo Municipalismo”, “PPA Municipal – Construindo Futuro Próspero” e “Contrato de Gestão Municipal”. Também estiveram presentes o deputado estadual Júnior Mochi, o deputado federal Geraldo Resende e a Secretária Estadual de Assistência Social, Patrícia Cosolino.

À tarde, os participantes se dividiram em oficinas temáticas realizadas nas dependências da UFMS, campus Coxim. As oficinas abordaram áreas estratégicas para a gestão municipal:

Infraestrutura: Apresentação do sistema de cadastro para demandas de infraestrutura e alinhamento de parcerias entre estado e municípios;
Educação: Planejamento articulado com foco em alfabetização, matemática, curso normal médio e transporte escolar;
Assistência Social: Estratégias para superação da vulnerabilidade social;
Saúde: Enfrentamento à mortalidade materno-infantil e às doenças crônicas;
Desenvolvimento Econômico: Ambiente de negócios em ação para impulsionar o desenvolvimento local, com parceria entre SEMADESC e SEBRAE.

O Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, destacou que o MS Ativo tem como pilares o fortalecimento das políticas públicas integradas, a interiorização do desenvolvimento e a instrumentalização dos municípios para tomada de decisões baseadas em indicadores.

“Este é apenas o primeiro de uma série de encontros regionais que realizaremos em cidades-polo do estado. Queremos chegar a todos os 79 municípios, respeitando suas particularidades e potencializando suas vocações”, explicou Thaner Nogueira.

O evento contou com o apoio logístico da diretora do CEI Maria Santana, Sueli Caetano, e da diretora da UFMS, Silvana Zanchett, que disponibilizaram as salas de aula da universidade para a realização das oficinas setoriais.

O próximo Seminário Regional MS Ativo acontecerá nesta sexta-feira, dia 16, seguindo a mesma estrutura de aproximação entre estado e municípios para o fortalecimento das políticas públicas locais.

Fonte: Da assessoria/ML

coximagora.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas