sábado, 6 de julho de 2024
Campo Grande
17°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Costa Rica promove visita educacional ao Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari

Foto: Divulgação

No dia 29 de maio de 2024, a cidade de Costa Rica/MS, através de uma parceria das secretarias de Meio Ambiente, Educação e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), promoveu uma visita educacional ao Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (PENT), zona de recuperação área 9 do projeto Sementes do Taquari . A ação fez parte do programa Verde Cidadão e teve como objetivo promover a educação ambiental entre os alunos da Escola Municipal Cotrisa de Baús, antecipando as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

A visita contou com a participação de 15 alunos, acompanhados por professores e coordenadores da escola. A iniciativa teve o intuito de valorizar o meio ambiente e a biodiversidade, além de desenvolver hábitos de preservação ambiental entre os estudantes. A atividade também contou com a presença do gestor ambiental do município, Marcos Istets Piergentile Junior, e da engenheira sanitarista ambiental, Brena Higa.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de compreender a importância da preservação do meio ambiente para o equilíbrio ecológico e a preservação da biodiversidade brasileira. Eles puderam observar como o mau uso do meio ambiente pode causar danos irreparáveis à natureza e ao ser humano. Também fizeram o reconhecimento de mudas de espécies nativas do cerrado.

Uma palestra foi ministrada pela fiscal ambiental do IMASUL e gestora do parque, Martha Gilka Gutierrez Carrijo. Ela destacou a importância da preservação do meio ambiente e da biodiversidade. Em seguida, Renato Alves Moreira, diretor presidente da Oréades, organização responsável pelo projeto Sementes do Taquari que presta serviço de reflorestamento do parque, explicou a importância de cada espécie replantada na área.

Atualmente, o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari abrange uma área de 30.619 hectares, sendo 3.769 hectares pertencentes ao município de Costa Rica. Dessas terras, 1.250 hectares sofrem com a degradação e 40 por voçorocas, uma erosão severa sendo elas 29 no total. A ação realizada durante a Semana do Meio Ambiente teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância do equilíbrio entre o ser humano e a biodiversidade.

Conforme o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha, a visita ao parque ressaltou a necessidade de identificar os processos de mudança no ambiente natural por meio da preservação, promovendo a conscientização ambiental e garantindo a preservação da natureza e a qualidade de vida dos seres humanos.

Fonte: Da assessoria

Please follow and like us:


Visualizações: 32

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas