event_available 20/10/2025 |
access_time 11:26 horas
Prova organizado pela Prefeitura, através da Fundação de Esportes, reuniu mais de 500 mulheres no Parque dos Ipês em um evento com muita animação, música e conscientização, marcando a volta da Corrida e Caminhada Rosa após sete anos em Dourados
Competição reuniu mais de 500 mulheres em evento que celebrou o Outubro Rosa, mês dedicado ao combate do câncer de mama e de colo de útero. Foto: Flávio Verão
A cor do Outubro Rosa tomou conta do Parque dos Ipês no fim de semana, quando Dourados foi palco de uma das mais emocionantes celebrações do mês dedicado à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), realizou no sábado (18) a tão aguardada Corrida e Caminhada Rosa, que voltou ao calendário esportivo da cidade após sete anos de pausa.
Mais de 500 mulheres transformaram a tarde em um espetáculo de energia e união. Vestidas de rosa, elas correram e caminharam juntas por uma causa que ultrapassa o esporte – o cuidado com a vida. A largada foi dada às 16h, em frente ao Parque dos Ipês, e o local logo se tornou um espaço de incentivo e superação. Enquanto as corredoras se desafiavam nos percursos de 5 e 3 quilômetros, crianças se divertiam nos brinquedos infláveis monitorados por voluntários da Unigran.
Entre os muitos exemplos de amor e parceria estava o de José Augusto Vieira, que foi acompanhar a esposa Juliana na corrida. Ele deixou o filho Arthur, de apenas 5 anos, aos cuidados dos monitores, enquanto vibrava à participação da esposa na pista. “Ela treina há mais de um ano e esperava muito por esse momento”, enfatizou. “É muito bom ver como o esporte transforma a autoestima e a saúde das mulheres”, comentou, orgulhoso.

A campeã geral da corrida foi Lidiany Nunes, da equipe Maira Brum. O pódio ainda teve Clebiana Maria Pereira Pereira (Time Olmedo), Gisele Gonçalves Carvalho (Team Olmedo), Ester Pereira Fortunato e Bruna Oliveira Parente (Team Kauê Zamorano). Foto: Flávio Verão.
A emoção foi ainda maior na chegada, quando todas as participantes receberam medalhas, celebrando não apenas o esforço físico, mas o gesto de solidariedade e conscientização. As vencedoras das categorias gerais e por faixa etária receberam troféus e brindes, em um reconhecimento coletivo à força feminina douradense. As inscrições ao evento foram gratuitas mediante doação de absorventes ou lenços umedecidos, que serão destinados a instituições beneficentes cadastradas pela Prefeitura.
A diretora-presidente da Funed, Giselly Amaral Assunção, destacou que a retomada da Corrida e Caminhada Rosa foi um pedido especial do prefeito Marçal Filho. “Mais do que uma competição, é um movimento de união, saúde e solidariedade. A energia foi contagiante”, afirmou.
O prefeito Marçal Filho e a primeira-dama Patrícia Leite participaram do evento, dando boas-vindas às competidoras e na entrega das premiações. Marçal ressaltou a importância da prática esportiva como ferramenta de saúde pública e qualidade de vida. “Cada passo dado aqui é também um gesto de prevenção e amor à vida”, declarou.
A campeã geral da corrida foi Lidiany Nunes, da equipe Maira Brum, com o tempo de 20 minutos e 34 segundos. O pódio ainda teve Clebiana Maria Pereira Pereira (Time Olmedo), Gisele Gonçalves Carvalho (Team Olmedo), Ester Pereira Fortunato e Bruna Oliveira Parente (Team Kauê Zamorano).
Ao fim das provas, o público foi presenteado com uma apresentação do cantor Dagata, que embalou a confraternização ao pôr do sol, enquanto acontecia um café da tarde oferecido por empresas parceiras.
A Corrida e Caminhada Rosa só foi possível graças à união de dezenas de empresas e instituições apoiadoras, entre elas Casa dos Bolos, Suco Prats, Grupo ABV, Salim Esportes, Kanguru Esportes, Sporte.com, Camisa 10, Dermo Estética, Mardo Semi Joias, Crys Modas, Panificadora Pão Zão, Torta & Cia, Drogasil, Ultra Popular, Realce Cosméticos, Unigran, UFGD, CDL, Aced, além dos vereadores Cabral e Márcio Pudim.
A organização contou ainda com a participação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Agetran, Guarda Municipal de Dourados, Samu, Semsur, Semc, Polícia Militar, Detran, Guarda Mirim, Federação de Atletismo de MS, Fundesporte, Sanesul e várias secretarias municipais, demonstrando a força da integração entre esporte, saúde e comunidade.
VENCEDORAS POR CATEGORIAS
Na faixa de 14 a 19 anos, o pódio foi dominado por jovens talentos douradenses: Lívia Brum (Maira Brum) garantiu o primeiro lugar, seguida por Carla Camilly Nunes da Silva e Júlia Piemonte Brum. Entre as atletas de 20 a 29 anos, o destaque foi para Lívia Schweger Bandeira, com Eduarda Vasques Vieira (Team Olmedo) em segundo e Andressa Rodrigues (Caio Pompeu) em terceiro.
Na categoria 30 a 39 anos, a campeã foi Luísa Leite (Rene De Vitt), acompanhada por Larissa Miranda de Lira e Thaís Mello Zequim Endo (Team Kauê Zamorano).Entre as corredoras de 40 a 49 anos, o título ficou com Lisiane Lang (Maira Brum), seguida de Rosângela Silveira e Dorila Gomes Miranda de Matos (Mackbulls).
Na faixa de 50 a 59 anos, vitória de Mariuza Brum (Maira Brum), com Edilane Bento (Rene de Vitt) em segundo e Ivanilza Souza Liboni (Caio Pompeu) em terceiro.Já entre as participantes de 60 a 69 anos, o pódio foi formado por Márcia Bahia, Ivone Pedroso de Oliveira e Shirley Flores Zarpelon. E, na categoria mais experiente, 70 anos ou mais, brilharam Amélia Leite de Almeida (Caio Pompeu), Fumiko Ue e Cacilda Ruiz Martinez (Team Mi Ruiz), provando que a força e a vitalidade não têm idade.





