Um homem de 24 anos foi preso em flagrante na tarde do último sábado (6), após se envolver em um acidente e ser flagrado dirigindo sob efeito de álcool e sem possuir habilitação, em Rio Verde de Mato Grosso, região norte do Estado.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a abordagem ocorreu por volta das 16h37, durante fiscalização de rotina no Km 681 da BR-163, em frente a um posto de combustíveis. O motorista conduzia um Fiat Uno prata, que havia se envolvido em uma colisão transversal em uma área próxima à rodovia.
Durante a abordagem, os policiais perceberam sinais de embriaguez e submeteram o condutor ao teste do bafômetro. O resultado apontou 0,62 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Conforme a Portaria nº 369/2021 do INMETRO, o valor considerado foi de 0,57 mg/L, o que configura crime de trânsito, previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Além disso, ao realizar consulta ao sistema, os agentes confirmaram que o homem não possui habilitação para dirigir, o que se enquadra no artigo 309 do CTB, que trata de condução de veículo sem permissão ou habilitação, gerando perigo de dano.
Diante da situação, ele foi preso em flagrante e encaminhado, ileso e com seus pertences, para a Delegacia de Polícia Civil de Rio Verde de Mato Grosso, onde foi autuado pelos dois crimes de trânsito.
O veículo foi liberado para uma pessoa habilitada e os Autos de Infração de Trânsito foram lavrados. Segundo a PRF, não houve necessidade do uso de algemas, e todos os direitos constitucionais do envolvido foram respeitados durante a ocorrência.
Maikon Leal