sexta-feira, 19 de abril de 2024
Campo Grande
29°C

Rádio SOUCG

Com apoio do Sebrae/MS, empreendedores de Pedro Gomes formalizam associação empresarial

Foto: Divulgação / Sebrae

Trabalhar em conjunto é um passo importante para que os empreendedores possam se fortalecer e tornar os negócios mais competitivos. Essa ideia foi levada para Pedro Gomes, na região Norte de Mato Grosso do Sul, a partir de 2022, com a chegada do programa Cidade Empreendedora no município. Com o apoio da iniciativa, executada pelo Sebrae/MS, em parceria da Prefeitura Municipal, os empresários locais se organizaram e transformaram o conceito de associativismo em realidade por meio da formalização da Associação Empresarial de Pedro Gomes (AEPG) que, atualmente, já funciona em sede própria.

A concretização da entidade veio com muito trabalho e diálogo para integrar o comércio local. Segundo a presidente da Associação, Liziana Colossi Dresch, tudo começou com reuniões para envolver os empreendedores e engajar o grupo. “Nós percebemos a necessidade de termos algo que representasse a nossa classe e pudesse defender nossos interesses frente a questões relacionadas ao desenvolvimento do nosso município, então, começamos a conversar e nos organizar”, relembrou.

Nesse processo, o grupo foi acompanhado pelo Sebrae/MS e recebeu capacitações voltadas ao associativismo, viabilizadas também com o apoio da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), para que os empreendedores pudessem compreender as vantagens de se trabalhar em conjunto. Além disso, foi oferecida uma consultoria para a estruturação da entidade o que resultou, não só na formalização da Associação, mas também na confecção de um planejamento estratégico.

Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, o engajamento dos empreendedores fez toda a diferença para que a associação fosse estruturada. “Houve uma grande mobilização dos empresários de Pedro Gomes para a formalização da Associação. Eles são muito ativos e organizados, então, quando chegamos com o Cidade Empreendedora, trazendo conhecimento, eles conseguiram avançar. É um passo muito importante para o município, pois isso traz o fortalecimento do comércio local que é a força para movimentar a economia”, destacou Cintia.

Junto com o apoio do Sebrae/MS, a Prefeitura Municipal foi outro órgão parceiro ao viabilizar um espaço para que a Associação Empresarial pudesse trabalhar. A sala, entregue para a diretoria em março deste ano, fica em anexo à Secretaria Municipal de Turismo (Sematur), localizada na Rua Espírito Santo, nº 617. A presidente da Associação explica que o suporte oferecido pelo poder público e Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora, foi de suma importância para a consolidação da entidade.

“Isso fez toda a diferença no processo de criação e formação da nossa Associação. Desde as ações voltadas às empresas, até o direcionamento que recebemos. Tudo isso fez com que a gente conseguisse dar início aos trabalhos e venha se fortalecendo cada dia mais. A nossa Associação foi criada recentemente e já tivemos êxito em campanhas promocionais das empresas em datas comemorativas e estamos conseguindo mostrar que juntos somos mais fortes”, pontuou Liziana.

Desenvolvimento econômico

Por ser capaz de gerar emprego e renda, o comércio local de um município é uma ferramenta importante para a promoção do desenvolvimento. Nesse contexto, o associativismo vem como um grande passo para fortalecer os empresários locais e auxiliar no processo de transformação da economia. Segundo a empresária e membro da diretoria, Luciana Suassuna, mais do que trazer representatividade à classe, é esse impacto positivo para a cidade que os comerciantes buscam.

“Estamos unindo forças para a que gente consiga promover o desenvolvimento da nossa cidade. Nós sabemos que as empresas, às vezes, passam por desafios, por isso, a importância de conseguirmos ativar a Associação. Com a ajuda de instituições importantes como o Sebrae e a Prefeitura, vamos apoiar os nossos empreendedores e ajudá-los a crescer. É um trabalho muito gratificante que trará ganhos para o nosso município”, salientou Luciana.

A empreendedora Aline Teixeira, que também compõe a diretoria da Associação, enfatiza a importância da entidade nesse contexto e afirma que a consolidação do grupo é uma grande vitória, tanto para o comércio local, quanto para Pedro Gomes. “Para a cidade isso é um feito muito importante, nós precisávamos unir novamente os empresários. Juntos, podemos oferecer programas de capacitação e treinamento, além de acesso a linhas de crédito e tantas outras oportunidades de negócios que irão promover o crescimento do município”, concluiu.

Fonte: Da assessoria/ML

Please follow and like us:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas