sábado, 11 de janeiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Campanha Agosto Lilás quer levar informação às mulheres de Dourados

Ações serão desenvolvidas em diversos espaços públicos do município durante todo o mês


event_available 07/08/2023 |
access_time 16:29 horas
Lançamento do Agosto Lilás aconteceu no Centro Viva Mulher, na Vila Mary (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

A campanha Agosto Lilás, alusiva ao enfrentamento à violência contra a mulher, foi aberta nesta segunda-feira (7). Promovida pela Prefeitura de Dourados, através da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, a ação marca também os 17 anos da Lei Maria da Penha, elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

O evento aconteceu no Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Viva Mulher, na Vila Mary. Diversas autoridades participaram da abertura, entre elas a Kely Guedes, esposa do prefeito Alan Guedes que, se recuperando de uma cirurgia, foi representado pela assessora jurídica, Fabiana Baggio. Os vereadores Sérgio Nogueira e Laudir Munaretto representaram a Câmara Municipal, além de representantes de outras áreas, como Educação, Saúde e das Forças de Segurança municipais e estaduais. A abertura teve ainda diversas apresentações culturais.

Além da cerimônia oficial, as mulheres presentes puderam aproveitar a oferta de diversos serviços, como orientações jurídicas e financeiras, atendimentos na área de saúde e psicossociais. “Vamos descentralizar esse trabalho durante todo esse mês e levar o atendimento aos CRAS, nos condomínios populares e nas Unidades Básicas de Saúde. A Informação é uma ferramenta importante nessa luta. Conhecer os casos previstos é fundamental para que tanto as vítimas, como familiares e amigos, possam identificar as agressões e procurar ajuda, denunciar os crimes e romper com o ciclo de violência”, explica a psicóloga Bárbara Marques, que coordena o Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência e a primeira indígena a ocupar esse posto. 

Segundo Andreia Bonito, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, esse enfrentamento deve ser feito por toda a sociedade. “Homens e mulheres precisam estar envolvidos na luta contra a violência dentro dos lares e que atinge também as crianças Não podemos e não vamos aceitar esse tipo de violência no nosso município e o caminho para isso é a informação que devemos levar a todos. Vamos realizar ações nos CRAS dos bairros e nos distritos de Dourados”.

A vereadora licenciada Daniela Hall é secretária de Assistência Social (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Vereadora licenciada e secretária de Assistência Social, Daniela Hall disse que as ações pensadas para serem desenvolvidas durante esse mês precisam ser levadas às mulheres de Dourados. “A nossa batalha não é apenas fazer leis, mas precisamos fazer com que as leis existentes sejam efetivamente aplicadas. E uma das missões que o prefeito Alan Guedes nos passou é que retomaremos a rede de enfrentamento à violência contra a mulher e, também por isso, a gente fez questão de fazer a abertura do Agosto Lilás aqui no Viva Mulher e auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, esclarecendo sobre as diversas formas de violência doméstica, os direitos das mulheres e a necessidade da equidade de gênero. Esse mês de conscientização vai terminar, mas essa luta vai continuar”.

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas