domingo, 11 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Calor de 40º C também afeta seu celular; saiba como proteger o aparelho

Além de danos à saúde, a onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul também pode levar ao superaquecimento de aparelhos celulares e, com isso, trazer um prejuízo alto para o bolso. Alguns aparelhos podem, inclusive, parar de funcionar.

Segundo a comerciante Juliana Pereira, que trabalha com conserto de celulares, os aparelhos notificam quando está ocorrendo um superaquecimento. E apesar do calorão, uma das principais causas do superaquecimento é o uso indevido de carregadores.

“Os aparelhos celulares hoje notificam quando o aparelho está dando um superaquecimento, então as pessoas têm ficado assustadas com essa informação e têm vindo procurar o porquê isso tem acontecido. O uso de carregadores não homologados pela Anatel é um dos motivos para que o aparelho superaqueça. Outro motivo é o uso excessivo do aparelho, com GPS, muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo. Aí junto com o calor, potencializa o aquecimento do celular”, explica Juliana.

O que fazer caso meu celular superaqueça?
O primeiro sintoma que vai aparecer é a queda de rendimento, e os aparelhos mais novos vão dar uma mensagem de aumento de temperatura;
Se isso acontecer, é necessário desligar o aparelho e deixar resfriar naturalmente em um lugar fresco;
Se insistir em usar um aparelho quente, vai começar a comprometer a bateria;
Se não procurar uma assistência, a bateria pode estufar e danificar a tela, explodindo, machucando, queimando e liberando gases tóxicos.

Quanto mais opções estiverem ativadas no smartphone, mais o processador trabalha. E quanto mais o processador trabalha, maior é o consumo de energia. Com isso, a bateria esquenta, assim como os outros componentes internos.

Portanto, em dias muito quentes, evite deixar Wi-Fi, Bluetooth, rede móvel e GPS ligados ao mesmo tempo e o tempo todo. De preferência, use o modo de Economia de Energia para que o aparelho use apenas os recursos necessários.

É normal que o smartphone esquente um pouco enquanto estiver carregando. Porém, ao usar plugs ou cabos de má qualidade, o aparelho precisa fazer um esforço extra para conseguir armazenar a energia. Consequentemente, ele tende a esquentar além do habitual. Por isso, procure sempre usar carregadores certificados pelas empresas e de marcas de confiança.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas