segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Após teste, Defesa Civil está apta a emitir alertas de perigo a partir de quarta-feira


event_available 29/09/2025 |
access_time 12:34 horas

Sistema nacional, que foi testado com sucesso no último sábado, permitirá o envio de mensagens de risco diretamente para celulares com cobertura 4G e 5G, sem necessidade de cadastro

Defesa Civil em Dourados está instalada anexo ao Parque Antenor Martins – Foto: A. Frota

A Defesa Civil de Dourados estará oficialmente habilitada a emitir alertas de risco para a população a partir de quarta-feira (1º), após a fase de testes do sistema Defesa Civil Alerta, realizada no sábado (27) em todo o Centro-Oeste. Durante o teste, moradores e visitantes de Mato Grosso do Sul receberam a notificação de forma geral, com atraso de quase uma hora.

Segundo o coordenador da Defesa Civil em Dourados, Johnes Santana, a falha não ocorreu no Estado, mas em Goiás, onde os disparos foram centralizados. Equipes de tecnologia do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e técnicos da Defesa Civil Nacional analisam o caso.

Com a ativação do sistema, a partir do dia 1º de outubro, a Defesa Civil de cidades do Centro-Oeste poderão enviar notificações regionais. “A partir de agora, caso ocorra um alerta como tempestade, por exemplo, passaremos a enviar notificação”, explicou Santana.

Coordenador da Defesa Civil Em Dourados, Jhones Santana disse que o teste foi considerado positivo pela equipe técnica

O coordenador destacou que o envio não é automático, sempre haverá um responsável para acionar o disparo, escolhendo as torres de telefonia da região. No teste de sábado, por exemplo, parte dos moradores de Itaporã recebeu a mensagem da Defesa Civil de Dourados, já que compartilham sinal das mesmas antenas.

Em Dourados, a equipe da Defesa Civil acompanhou o processo em um ponto de monitoramento montado no shopping, com a presença do representante da Anatel, Alexandre Melo de Oliveira. O disparo das mensagens foi realizado pela Defesa Civil Nacional,  e considerado positivo pelos técnicos.

Apesar do aviso prévio sobre a realização do teste, algumas pessoas se surpreenderam com a mensagem e chegaram a ligar para o telefone 199 da Defesa Civil. “Já estávamos preparados para orientar”, explicou. “Também informamos todas as forças de segurança e hospitais para que pudessem esclarecer que se tratava de uma simulação”, disse Santana.

O sistema Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia Cell Broadcast Service (CBS), que envia mensagens de emergência para todos os celulares conectados a uma área de risco, sem depender de internet, Wi-Fi ou pacotes de dados. O recurso funciona automaticamente em aparelhos com cobertura 4G e 5G.

Segundo Johnes Santana, há dois tipos principais de alertas: o extremo, caracterizado por ameaças graves à vida ou à propriedade e que exige medidas imediatas de proteção, e o severo, quando o risco não demanda ações imediatas, permitindo mais tempo de preparação. Além desses, também podem ser enviados alertas de demonstração, com caráter educativo para a população.

“Pela localização geográfica de Dourados, dificilmente teremos um aviso de nível extremo. Ainda assim, o sistema é fundamental para aumentar a segurança e a prevenção”, concluiu Santana.

portal.dourados.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas