quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Acidentes de trânsito destruíram 84 postes de luz em Mato Grosso do Sul

Foto: Arquivo / Coxim Agora. Data: 13.02.2024

Entre janeiro e outubro deste ano, acidentes de trânsito destruíram 84 postes de luz em todo o Mato Grosso do Sul, conforme um levantamento da concessionária Energisa. O número representa uma queda de 39% comparado aos registros de 2024, quando 139 estruturas de concreto foram atingidas por veículos.

O coordenador de construção e manutenção da Energisa-MS, João Ricardo Nascimento, explica que o prejuízo, em média, ultrapassa R$ 7,9 mil por poste danificado. A despesa pode ser maior quando danifica outros equipamentos da rede elétrica.

Contudo, o valor é repassado ao condutor do veículo quando identificado por funcionários ou pela segurança pública. A conta considera o valor do poste, além dos custos com os materiais e mão-de-obra.

Segurança

Ainda conforme o coordenador, no caso de acidentes, existem algumas orientações que devem ser seguidas para evitar problemas ainda maiores, como acidentes elétricos.

“Sempre que possível, deve-se evitar sair do veículo nestes casos, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos não visualizados pela vítima. Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa”, explica João.

Outra orientação é sempre estar atento ao trânsito, o que pode evitar acidentes deste tipo. “Se o condutor estiver atento e dentro do limite de velocidade permitido nas vias, as chances de se envolver em um acidente com poste caem consideravelmente. Sempre orientamos que os cuidados sejam redobrados em curvas também”, lembra.

MMN/ML

coximagora.com.br