event_available 07/09/2025 |
access_time 14:34 horas
Outras forças de segurança também foram aplaudidas pelas mais de 30 mil pessoas que lotaram a Avenida Marcelino Pires na manhã deste domingo para prestigiar a celebração de aniversário da Independência do Brasil
Efetivo da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada encantou o público durante o desfile de 7 de Setembro na manhã deste domingo– Fotos- A. Frota
O Exército Brasileiro encantou o público que lotou as duas calçadas de 15 quadras da Avenida Marcelino Pires para acompanhar o desfile de 7 de Setembro na manhã deste domingo. Sob os olhares atentos do general de Brigada, Abelardo Prisco de Souza Neto, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a Brigada Guaicurus, do prefeito Marçal Filho e demais autoridades militares e civis, a Força Verde Oliva passou diante do palanque oficial na Praça Antônio João homenageando os 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial, quando o Brasil e aliados marcharam na Itália contra o nazifascismo. O evento cívico atraiu mais de 30 mil pessoas, entre público e participantes.
O desfile destacou a força da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, que teve suas origens na 4ª Divisão de Cavalaria, criada em 1949, em Campo Grande e em 1980 passou por uma mudança estrutural, recebendo sua denominação atual, sendo transferida para Dourados em 1981. A denominação histórica “Brigada Guaicurus” é em homenagem aos bravos guerreiros indígenas, considerados os senhores das planícies entre os rios Apa e Miranda, pela semelhança entre as missões atribuídas a esta grande unidade e a participação efetiva dos guaicurus quando da conquista e manutenção de grande parte da fronteira oeste brasileira.
Chamou a atenção do público o desempenho da Banda de Música da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, regida pelo 1º tenente músico, Joelcimario Carneiro da Silva. O comando da tropa que desfilou a pé ficou a cargo do tenente-coronel Daniel Falcão Xavier de Souza, chefe do Estado-Maior da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Destaque para a linha de 12 bandeiras históricas conduzidas por uma guarda hipomóvel do Esquadrão de Comando da 4ª Brigada. Na sequência, surgiu a Guarda Guaicurus, portando suas lanças e os símbolos das unidades militares subordinadas à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada: Amambai, Bela vista, Ponta Porã, Nioaque, Jardim, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados.

Todo poder bélico do Exército Brasileiro foi apresentado ao público douradense durante o desfile de 7 de setembro de 25
Em seguida, militares do 28° Batalhão Logístico, comandando pelo coronel José Mauro de Moura Alves Júnior, surgiram diante do palanque. A unidade foi criada em 18 de dezembro de 1985 e em 1988 iniciou as operações com o núcleo instalado no comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com a missão de prestar apoio logístico às organizações militares integrantes da 4ª Brigada nas atividades de suprimento, transporte, saúde e manutenção.
A 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada “Capitão Cândido Mariano da Silva Rondon”, comandada pelo capitão de Comunicações, Anderson Henrique de Moura, também desfilou. A unidade tem mais de 90 anos de história e teve participação em conflitos nacionais e internacionais, destacando-se o envio de tropas à 2ª Guerra Mundial. A missão da 14ª Cia Com Mec é instalar, explorar e manter o sistema tático de comunicações da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e para isso conta com os modernos meios de comunicações do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).
Outra atração do desfile foi o pelotão do Esquadrão de Comando da 4ª Brigada, comandado pelo capitão de Cavalaria, Mateus Moreira Meirelles. A unidade foi criada em 1982 com a transferência da sede da Brigada de Campo Grande para Dourados. Em 17 de agosto de 2022 recebeu a denominação de Esquadrão de Comando “Alferes Lopes Fogaça”. O Esquadrão de Comando é a tropa que apoia o comando da Brigada em pessoal e material, além de prover sua segurança e constitui um dos pilares do sistema de comando e controle da Brigada Guaicurus.
A Avenida Marcelino Pires também recebeu os homens do Posto Médico de Guarnição, chefiado pelo tenente-coronel Fábio Navarro Del Gaudio. A unidade tem como missão o apoio de saúde aos integrantes (militares da ativa, dependentes, veteranos e pensionistas) da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, prestando atendimento aos seus usuários vinculados ao sistema Sammed/Fusex, sendo considerada uma Organização Militar de Saúde (OMS) nível subunidade que oferece atendimento médico, odontológico, farmacêutico e fisioterápico.

Outras forças de segurança também desfilaram, recendo aplausos do público ao longo da Avenida Marcelino Pires
O 4º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado, comandado pelo capitão de Infantaria, Isaac Silva dos Santos, também desfilou neste domingo. A unidade foi criada em 1º de dezembro de 1986 com a finalidade de apoiar o comando da 4ª Brigada com seus militares especialmente selecionados, aptos a utilizar técnicas e equipamentos destinados para missões típicas de polícia, como guarda de presos à disposição da Justiça Militar, controle de trânsito, escoltas, segurança de autoridades e policiamento ostensivo e garantias da lei e da ordem. Passaram pela Avenida Marcelino Pires também o Grupamento de Veteranos, composto por ex-oficiais e praças que integraram o 4º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado, das turmas de 1986 a 2018.
A participação do Exército Brasileiro no desfile foi encerrada com a passagem do com o desfile motorizado, onde a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada apresentou ao público todo seu potencial bélico para defender a soberania nacional e proteger as fronteiras do Brasil. Foram dezenas de blindados, tanques de combate, caminhões, veículos de ataque, enfim, o público pode conferir de perto todo poder operacional existente na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
OUTRAS FORÇAS
O público que foi ao desfile de 7 de Setembro também aplaudiu e se encantou com outras forças de segurança que participaram do ato cívico-militar. Desfilaram com efetivo e veículos o 2º Grupamento de Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados, Polícia Militar Ambiental, Polícia Científica, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícia Civil de Dourados, Guarda Municipal de Dourados, Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Defesa Civil de Dourados e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.















