O Cinturão Verde é um projeto voltado à produção de hortaliças e verduras frescas, garantindo alimentos de qualidade para a merenda escolar e abastecimento do mercado local. O evento destacou a importância da agricultura familiar no fortalecimento da economia e na melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.
A gerente regional do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, lembrou que desde 2021 o município recebe acompanhamento técnico e capacitações. Em 2025, esse trabalho foi ampliado, com consultorias que incentivam diversificação do plantio, controle de pragas e adoção de práticas inovadoras.
“O Dia de Campo é a consolidação desse processo. É quando o conhecimento se transforma em prática, gerando mais produtividade, sustentabilidade e renda. O Cinturão Verde mostra que a união de esforços pode transformar vidas e construir um futuro melhor para todos”, destacou.
Impacto na comunidade
O prefeito Cleverson Menezes ressaltou que o projeto mudou a realidade de dez famílias que hoje vivem da produção agrícola:
“Oferecemos estrutura, assistência técnica e apoio para garantir qualidade na produção e escoamento, seja na merenda escolar ou no projeto Cesta Verde. A demanda já é maior que a oferta, por isso planejamos ampliar a iniciativa”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Fernando Barbosa Martins, explicou que o projeto ocupa cinco hectares divididos em dez lotes da Associação Vitória dos Horticultores, atendendo mais de 90% das exigências de compra da agricultura familiar — muito acima da meta nacional de 30%.
“Isso representa alimento saudável nas escolas, renda para os produtores e desenvolvimento sustentável para Costa Rica”, disse.
O Cinturão Verde faz parte do programa AgroRica, premiado como Prefeitura Empreendedora 2024 na categoria Agronegócio, e incentiva práticas que reduzem o uso de agrotóxicos, garantindo produtos mais saudáveis.
Tecnologia e conhecimento em prática
Durante o evento, os participantes assistiram a uma palestra do consultor Hélio Kokehara, do Sebrae/MS, sobre a importância da conexão da agricultura familiar com o mercado. Depois, visitaram três estações técnicas com temas como mulching e fertirrigação, plantio tecnológico de tomate e boas práticas de irrigação.
“Queremos que o produtor se veja como empreendedor, planejando custos, diversificando e buscando novas tecnologias. Os resultados já são visíveis, com produtores alcançando bons rendimentos”, destacou Kokehara.
Os agricultores também apresentaram técnicas utilizadas no projeto. O vice-presidente do Sindicato do Cinturão Verde, Otair José Soares, explicou o manejo que garante alta produtividade no cultivo de tomates, chegando a 700 caixas a cada mil pés.
A produtora Jandira de Lima Santana emocionou os presentes ao contar como sua vida mudou após entrar no projeto:
“Antes, plantávamos sem orientação. Hoje temos conhecimento, dignidade e conseguimos sustentar nossa família. Graças ao Cinturão Verde, ajudo meu neto na faculdade e tenho segurança no meu trabalho”, relatou.
Mais informações
Para conhecer mais sobre as ações do Sebrae/MS e parceiros, os interessados podem ligar para 0800 570 0800 ou acessar ms.sebrae.com.br.
Da assessoria/ML