Hosilene de Araújo Lubacheski, Administradora e Especialista em Gestão Pública, é a titular da Assessoria de Estratégia, Planejamento e Resultados e da Assessoria de Compliance e Controle Interno da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS). Desde outubro de 2021, ela e a equipe tem contribuído na estruturação e consolidação das áreas de negócio da agência, sempre focada em resultados e eficiência ao cidadão.
Com 20 anos de serviço no Governo do Estado, Hosilene trouxe uma vasta experiência para a AGEMS. Antes de sua atuação na agência, ela fazia parte da carreira de Segurança Patrimonial na Secretaria de Estado de Administração (SAD). Entre 2010 e 2014, ela foi professora e gerente em uma escola de inglês. Em 2015, assumiu a pasta de planejamento na SAD, onde trabalhou até 2021.
Papel e Importância da AGEMS
Na AGEMS, o trabalho da assessora de planejamento é consolidar e contribuir na estruturação das áreas de negócio, desenhando processos com foco em resultados e eficiência. Apesar dos muitos desafios, ela conta que sempre está em busca de atualizações.
Para Hosilene, a agência é fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Sem a Agência não há um Estado desenvolvido, a tendência atual e cada vez mais crescente da administração pública contemporânea é gerir os serviços por meio de concessões, e sem uma regulação forte esse modelo não se efetiva com qualidade para a população. A AGEMS é instrumento fundamental para o desenvolvimento de MS e por isso possui um impacto na vida das pessoas que é possível enxergar quando se trata dos serviços de qualidade que são delegados à iniciativa privada”, explica.
Visão da AGEMS
“Hoje a AGEMS é singular para MS e vejo isso se tornando cada vez mais forte na gestão do Estado, à medida que nosso escopo vai aumentar sobremaneira, com uma visão de futuro arrojada que nosso líder possui e em consonância com o Governo do Estado, vamos assumir a regulação e fiscalização de toda a infraestrutura estadual, mais rodovias, ferrovias, portos e ainda, serviços sociais como educação e saúde estão em plena discussão sobre possíveis concessões, estamos nos preparando em tecnologias, processos, gestão e qualificação das equipes, métodos aperfeiçoados de planejamento e orientação para resultados, processos desburocratizados, simplificados e de fácil entendimento dos usuários diretos da regulação e fiscalização no estado”, comenta.
Implantar uma cultura de planejamento e consolidar uma orientação para resultados é uma vitória para todos na agência. Ver os projetos planejados e executados com maestria por seus colegas é uma fonte de emoção e orgulho para ela.
“Estamos nos preparando em tecnologias, processos, gestão e qualificação das equipes, métodos aperfeiçoados de planejamento e orientação para resultados, processos desburocratizados, simplificados e de fácil entendimento dos usuários diretos da regulação e fiscalização no estado. Nós estamos construindo o futuro da regulação”, conclui.