quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Campo Grande
24°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Seminário da AGEMS debate caminhos para modernizar a regulação e fortalecer a economia

 As inscrições estão abertas para o evento, que traz os renomados palestrantes Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia, e Helena Rego, consultora especialista em desburocratização e a melhoria do ambiente de negócios.

 Como integrar modernização, dinamismo econômico e excelência na regulação para transformar a prestação de serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento? Essa é a provocação central do Seminário “Inovação, Liberdade Econômica e Eficiência Regulatória”, promovido pela AGEMS, que acontece no dia 28 de novembro, no Bioparque Pantanal.

Com presença dos renomados palestrantes Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia, e Helena Rego, consultora especialista, o seminário traz temas relacionados aos impactos econômicos das políticas de desburocratização, a RedeSIM – de simplificação de registro e legalização de empresas – e a melhoria do ambiente de negócios.

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. Os interessados podem participar acessando o link https://doity.com.br/seminario-inovacao-liberdade-economica-eficiencia-regulatoria.

“Ao longo de 2024, debatemos temas essenciais como sustentabilidade, contratos públicos e reforma tributária. Agora, queremos consolidar essas discussões e apontar caminhos concretos para o futuro, em um momento de celebração e compromisso com a regulação inovadora que queremos para Mato Grosso do Sul”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

Eficiência para o desenvolvimento sustentável

 O evento será uma oportunidade única para profissionais, gestores estaduais e municipais e especialistas explorarem os desafios e as oportunidades trazidos pelo cenário de constantes mudanças e perspectivas de investimentos diversificados.

A Diretora de Inovação e coordenadora do seminário, Rejane Monteiro, ressalta que a discussão consolida o ciclo de debates realizado ao longo de 2024, trazendo desta vez enfoque estratégico para o atual panorama de Mato Grosso do Sul e de seus municípios.

“Trouxemos o desenvolvimento sustentável, os contratos públicos, a reforma tributária, as novas fronteiras em importantes serviços. Agora, o debate se consolida, focando em como uma economia com menos burocracia e modernizada está diretamente ligada a uma regulação mais eficiente”, reforça Rejane. “Equilibrar inovação, competitividade e qualidade na prestação de serviços significa beneficiar diretamente o cidadão e a sociedade”.

Lançamento literário

Durante o Seminário, a AGEMS irá lançar o livro Regulação da Atividade Econômica e dos Serviços Públicos, que conta com artigos científicos de 38 autores. A organização é de Flávio Garcia Cabral, Coordenador Científico do Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul (IDAMS), Priscila de Siqueira Gomes, Procuradora da AGEMS, e Rejane Monteiro.

Combinando o olhar acadêmico com a prática profissional, a coletânea reúne análises críticas e diferentes perspectivas que abordam a realidade regulatória. São contribuições valiosas que exploram diferentes aspectos da regulação, os desafios e avanços para o Mato Grosso do Sul e o Brasil.

Conheça os palestrantes convidados do Seminário

Helena Rego

Especialista em Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas, atuante na melhoria do ambiente de negócios no SEBRAE, Helena Rego é palestrante confirmada no seminário.

Participou da elaboração e divulgação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos capítulos relativo a tributação, abertura de empresas e fiscalização orientadora. Atualmente, participa dos Projetos do Microempreendedor Individual, REDESIM – Simplificação para abertura de empresas e negócios -, Alvará de Construção, Mundo Agro e parcerias estratégicas importantes para a melhoria do ambiente legal do Brasil.

Adolfo Sachsida

Adolfo Sachsida foi ministro de Minas e Energia de maio a dezembro de 2022. Doutor em Economia, com pós-doutorado na Universidade do Alabama (EUA), também é advogado, e foi secretário de Política Econômica, no Ministério da Economia.

É autor de vários livros e artigos técnicos sobre política econômica, política monetária, política fiscal, avaliação de políticas públicas, e tributação. Também foi professor em diversas universidades brasileiras, diretor de graduação e de mestrado em economia, e, no exterior, foi professor de economia da Universidade do Texas.

 

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas