sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Semadesc apresenta ações do MS Irriga em encontro técnico sobre desconto na tarifa de energia para agricultura irrigada

Semadesc apresenta ações do MS Irriga em encontro técnico sobre desconto na tarifa de energia para agricultura irrigada

Semadesc apresenta ações do MS Irriga em encontro técnico sobre desconto na tarifa de energia para agricultura irrigada

  • Publicado em 23 jan 2026

    por Rosana Siqueira •

  • A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Rogério Beretta, participou hoje (23) de uma reunião técnica para discutir mudanças nas regras de desconto e no horário reservado para consumo de energia elétrica voltado à irrigação. O encontro foi realizado, na sede da MS Integração, em Maracaju.

    De acordo com o secretário, a reunião teve como foco orientar os produtores sobre as alterações nas normas tarifárias, a Consulta Pública nº 209 do Ministério de Minas e Energia (MME), que trata das diretrizes para concessão de descontos tarifários para irrigação, além do recadastramento de produtores rurais irrigantes junto à concessionária Energisa.

    A programação contou com a participação do presidente da Associação dos Irrigantes do Estado de Mato Grosso do Sul (AIEMS), Luiz Carlos Roos, e de Afrânio Cesar Migliari, da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT).

    Durante o encontro o secretário Rogério Beretta também apresentou as ações do Programa MS Irriga, em especial a Resolução 133, que institui o Programa de Regularização de Barragens de Água, Açudes e Reservatórios Artificiais localizados em áreas brejosas. A medida dá prazo até o dia 4 de março para que os proprietários rurais que têm barragem em seu imóvel, de qualquer porte, procurem o Imasul e iniciem o processo de regularização. Ao final dos 90 dias em que perdurar a campanha, quem não regularizou sua barragem poderá ser fiscalizado e punido. As multas variam de R$ 10 mil a R$ 20 mil.

    Na sequência, foram apresentadas orientações técnicas sobre as alterações no horário reservado e nos descontos aplicáveis às tarifas de energia para irrigação, bem como esclarecimentos sobre o processo de recadastramento dos produtores. O encontro também prevê espaço para dúvidas, esclarecimentos e a apresentação de um manifesto dos produtores rurais, que propõe a revisão das normas de desconto nas tarifas de energia em horário reservado para irrigação.

     

    Rosana Siqueira, da Semadesc

    Fotos – Divulgação

    Categorias :

    Agricultura, Geral, IRRIGACÃO

    Veja Também


    SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital


    Fonte: Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEMADESC