Estão abertas as inscrições para captação de recursos não reembolsáveis (subvenção econômica) junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para startups localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A seleção vai disponibilizar R$ 300 milhões para os projetos e é voltada para empresas que desenvolvem produtos, processos e serviços inovadores com risco tecnológico e que estejam alinhadas à estratégia Nova Indústria Brasil (NIB), do governo federal.
O prazo para se inscrever segue até 7 de abril. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Sebrae e com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). Acesse aqui o edital.
Para participar, além de estar localizada em uma das três regiões, é necessário ter maturidade empresarial elevada e alto potencial de inovação, além de participarem de programas de aceleração do Sebrae, da Finep ou de outros parceiros. Cerca de 30% dos recursos são destinados a microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), com faturamento até R$ 4,8 milhões. Além disso, é necessária uma contrapartida de 5% do valor aportado.
Os projetos devem estar obrigatoriamente alinhados às missões estratégicas da política Nova Indústria Brasil, que busca impulsionar a produtividade e a soberania nacional por meio de temas como bioeconomia, saúde, transformação digital, cadeias agroindustriais sustentáveis e infraestrutura urbana.
É uma virada histórica para os pequenos negócios inovadores do Brasil, segundo Victor Melo, analista de Inovação do Sebrae.
“Não é empréstimo, financiamento, não gera dívida. São recursos públicos não reembolsáveis com uma injeção direta de capital de alto valor para transformar projetos inovadores em soluções de alto impacto, escala e competitividade”
Victor Melo, analista de Inovação do Sebrae
“Esse apoio vai além dos recursos financeiros porque as micro e pequenas empresas selecionadas serão acompanhadas de perto pelo Sebrae com capacitações, mentorias especializadas, apoio em gestão, monitoramento de resultados e mensuração de impactos”, complementa.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias





