O Sebrae no Pará deu mais um passo importante para a readequação e a modernização de sua estrutura física em todo o estado. Na manhã desta segunda-feira (19), foi realizada a inauguração das novas instalações do prédio-sede da instituição, localizado na área central de Belém, incluindo os espaços internos de trabalho dos colaboradores e o estacionamento de visitantes.
Esta é a segunda etapa das obras de modernização das instalações do Sebrae/PA, iniciadas com a adequação de 100% das agências regionais. Para marcar a entrega da área reformada, o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, fez uma apresentação de todo o projeto aos colaboradores, seguida de um tour para que eles pudessem conhecer o resultado da reforma, que durou cerca de um ano.
“Com mais essa entrega, o Sebrae avança na sua estratégia institucional de valorização das pessoas. Por isso, o nosso propósito é fortalecer a nossa infraestrutura, para que os nossos colaboradores possam entregar ainda mais resultados fortes para este estado grandioso. Afinal, cuidar dos pequenos negócios é também contribuir com o desenvolvimento econômico do Pará e do Brasil”, afirma Rubens Magno.
O espaço inaugurado foi totalmente reformado e reorganizado para proporcionar uma infraestrutura alinhada às novas dinâmicas de trabalho: o mobiliário foi substituído por cadeiras e mesas ergonômicas, o espaço ganhou mais acessibilidade e a nova iluminação proporciona maior conforto visual. O projeto incluiu a aquisição de mais de 7 mil itens, entre móveis e equipamentos com certificação ambiental e ergonômica. Além disso, foram implantadas soluções sustentáveis, como a instalação de novo sistema de refrigeração, que proporciona maior conforto térmico e eficiência energética. O local conta também com consultório médico e área de descompressão.
Aprovado no último processo seletivo do Sebrae/PA, há cerca de dois anos, o analista Alberto Ferreira, da Unidade de Sustentabilidade e Inovação, afirma que a entrega superou as suas expectativas. “A expectativa era uma, mas a realidade foi completamente superior, porque a gente já imaginava que seria uma coisa boa, mas não tanto. Valeu à pena a espera”.
O veterano Daniel Berg, gerente da Unidade de Negócios de Impacto, está há quase 33 anos no Sebrae/PA e afirma que nunca viu uma intervenção como essa. “A palavra que podemos usar é ‘grandiosa’. Eu nunca vi a entrega de um espaço tão bom, com tanta qualidade, tão sofisticado e tão inovador como esse. Agora, nós temos instalações dignas de receber os nossos clientes, nossos parceiros e nossos colegas de outros Sebrae”, comemora.
De acordo com o diretor do Sebrae, as adequações das instalações físicas integram um conjunto de ações estruturadas de gestão de pessoas, como programas de capacitação profissional, inclusão, saúde, bem-estar e qualidade de vida, o que gera resultado direto na satisfação dos colaboradores. “Pesquisas internas apontam índice de 97% de orgulho e pertencimento entre líderes e colaboradores, resultado associado a ambientes de trabalho saudáveis, alinhados ao propósito institucional e ao desempenho histórico alcançado pela instituição em 2025”, relata.

Nova etapa
Após a modernização das agências regionais e da sede em Belém, a próxima etapa desse processo será a renovação dos espaços de atendimento da Agência Metropolitana.
“Após mais de 30 anos de expectativa, a modernização marca um momento histórico para a instituição, um processo iniciado em 2019 e que resultou na entrega de 396 novos ambiente, ampliando a qualidade e cobertura do atendimento aos empreendedores em todas as regiões do Pará”, concluiu Rubens Magno.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias




