Produtores rurais de Caratinga e região podem se inscrever, até o dia 4 de fevereiro, para o novo ciclo do Sebraetec FIV, programa do Sebrae Minas voltado ao melhoramento genético de rebanhos bovinos, por meio da técnica de Fertilização In Vitro (FIV). A iniciativa tem como foco no aumento da produtividade e da qualidade genética em pequenas propriedades dedicadas à produção leiteira. Os interessados em participar devem procurar a Agência de Atendimento do Sebrae Minas em Caratinga, ou entrar em contato pelo número de Whatsapp: (33) 99918-9140.
Por meio do Sebraetec FIV, os produtores selecionados contam com 70% dos custos do programa subsidiados pelo Sebrae, além do acompanhamento de um consultor técnico especializado. A assessoria envolve orientações sobre manejo, sanidade, nutrição e adequações na alimentação do rebanho, fatores essenciais para potencializar os resultados da tecnologia aplicada.
A região de Caratinga integra uma das mais importantes bacias leiteiras do Leste de Minas, com papel estratégico na economia local. A atividade é responsável pela geração de emprego e renda em centenas de propriedades familiares, além de movimentar cadeias como transporte, comércio de insumos, agroindústrias e serviços.
Redução de custos e melhoria na qualidade
Na região Leste do estado, o Sebrae Minas atua com grupos do Sebraetec FIV nos municípios de Inhapim e Caratinga, alcançando taxas de prenhez que chegam a 80%. O produtor rural Paulo César dos Santos, de Inhapim, aderiu ao programa em 2022. “O subsídio fez toda a diferença. Antes, eu chegava a pagar R$ 1,2 mil por prenhez. Com o apoio do Sebrae, o custo caiu para menos da metade, e a taxa de prenhez atinge mais de 50%”, explica.
Atuando na cadeia produtiva do leite há cerca de 40 anos, ele passou a investir na profissionalização da fazenda em 2013, quando começou a participar de capacitações sobre inseminação e reprodução. “Hoje, tenho 20 vacas em lactação e cerca de 32 cabeças no total, incluindo as futuras matrizes. Indico o FIV por ter um custo viável para o pequeno produtor, além de proporcionar melhoria na qualidade do rebanho”, afirma.

Impacto territorial
Desde o início do programa Sebraetec FIV na região, em 2020, foram investidos cerca de R$ 800 mil e realizadas, aproximadamente, 1,2 mil transferências de embriões, com índice médio de 60% de conversão. Ou seja, a cada 100 embriões implantados, 60 se tornaram prenhezes. Em 2025, o programa alcançou 70% na taxa de conversão em prenhez, a maior já registrada na região e uma das mais altas do estado.
Segundo a analista do Sebrae Minas, Mirelly Viana, o programa tem impacto direto na sustentabilidade da atividade rural. “O Sebraetec FIV permite que pequenos produtores tenham acesso a uma tecnologia de alto nível, que normalmente teria um custo elevado. Os resultados alcançados na região mostram que o investimento em genética reflete rapidamente no aumento da produtividade, na melhoria do rebanho e na renda das famílias do campo”, destaca. Ainda segundo a analista, está prevista a abertura de um novo grupo em Bom Jesus do Galho, ampliando o alcance da iniciativa na região.
Serviço
Sebraetec FIV
Inscrições: até o dia 4 de fevereiro
Informações: (33) 99918-9140
Agência de Atendimento Sebrae Minas em Caratinga: Av. Dário da Anunciação Grossi, 571 – loja 1 – Dário Grossi
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira (Stark)
(31) 98250-1752
[email protected]
Fonte: Agência Sebrae de Notícias






