
Marco importante na história da luta dos nativos cearenses, que representaram a força e determinação dos habitantes da Região no período da Colonização das terras recém-descobertas pelos portugueses e, naqueles tempos, também disputadas por outros europeus, o município de Quixelô, localizado a 342 km de Fortaleza, amanheceu o início do mês de fevereiro, dia 04/92, em festa, comemorando a semana dedicada ao aniversário da cidade.
Com uma programação marcada pela Inovação e pelo incentivo ao Empreendedorismo Feminino, organizada pela Sala do Empreendedor e Secretaria da Mulher, a cidade coloriu-se de alegria e mais de 500 pessoas, a maioria mulheres, foram para a rua mostrar o que sabem fazer quando o assunto é artesanato, aptidões para moda, decoração, perfumaria, bijouterias e adereços, assim atividades ligadas à beleza que também integraram a programação do evento.


A Feira foi uma forma encontrada para, também, homenagear as empreendedoras locais que, mesmo desenvolvendo suas atividades habituais, ainda conseguem realizar o sonho de ter o próprio negócio e contribuir para a economia da cidade.AS CRIANÇAS EM AÇÃO
E, numa iniciativa inédita, quatro trabalhos realizados por estudantes das escolas públicas do município foram exibidos para a população, mostrando as mudanças positivas que a Educação Empreendedora pode trazer para a juventude e o futuro da cidade. Com uma população estimadas em torno de 24.473 habitantes- segundo dados de 2021 da Prefeitura-, o município integra a Região Centro Sul. Vizinho a Iguatu e Acopiara, Quixelô é um município recém-criado e com atividades focadas no futuro e contando com o apoio de parceiros como o Escritório Regional do Sebrae/CE.
HISTÓRIA

Segundo os historiadores, Quixelô que significa “lugar onde se faz cerâmica”, tem suas origens ligadas aos Índios conhecidos pelo mesmo nome: ¨Quixelôs¨, apontados como exemplos de bravura por resistirem à colonização branca do século XVII e por continuarem, por muito tempo depois, habitando o mesmo lugar, apesar dos períodos de grandes secas.
Quixelô foi distrito de Iguatu por muitos anos e tornou-se município emancipado em 1º de fevereiro de 1985, com economia e cultura fortalecidas pela agricultura e pelas tradições locais. A luta por sua emancipação política teve o seu auge a 02 de fevereiro de 1984, quando foi realizado o plebiscito que, embora por uma pequena margem de votos, garantiu a sua emancipação e, em 1985, foram realizadas as primeiras eleições para prefeito, das quais saiu vencedor Maconi Matos, escolhido para administrar o município, por dois anos (1985 e 1986).
–
–
Fonte: Agência Sebrae de Notícias







