Micro e pequenas empresas de Itaúna e Pará de Minas já podem se inscrever no Programa ALI Produtividade, do Sebrae Minas. A iniciativa oferece acompanhamento gratuito e personalizado, com foco no aumento da produtividade, redução de custos e inovação em produtos, serviços ou processos.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de janeiro, e o início das atividades está previsto para 2 de fevereiro. A participação é totalmente gratuita, com 100% de subsídio do Sebrae. Ao todo serão oferecidas 25 vagas, para pequenos negócios dos setores do Comércio, Serviço e Indústria. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (37) 99845-0688.
O programa é voltado a empreendimentos de qualquer perfil e nível de maturidade, que tenham no mínimo 12 meses de operação. Durante cerca de seis meses, o empresário recebe o acompanhamento direto de um Agente Local de Inovação (ALI), que ajuda a mapear os desafios e implementar soluções práticas dentro da própria empresa.
“É uma oportunidade para o empresário repensar a forma como o negócio opera no dia a dia, identificar gargalos e implementar melhorias práticas que impactam diretamente nos resultados. O ALI Produtividade ajuda a transformar inovação em ganho real de eficiência e competitividade”, destaca a analista do Sebrae Minas, Isabela Menezes.
Estratégias e Impactos
Ao longo do programa, as empresas passam por oito etapas que incluem: diagnóstico, planejamento, definição de prioridades, aplicação de ferramentas práticas, monitoramento de indicadores e avaliação de resultados. Em Minas Gerais, o ALI Produtividade já atendeu cerca de seis mil pequenos negócios, em 2025. No último ciclo avaliado, as empresas participantes registraram crescimento médio de 11,8% no faturamento, e 31% na produtividade, comprovando a eficácia da metodologia do Sebrae Minas.
Para Alexandre Faria, dono da AMX, empresa especializada em consultorias e Treinamentos, na cidade de Pará de Minas, a participação no programa ALI, do Sebrae, foi um divisor de águas. A empresa implantou melhorias práticas que rapidamente geraram recordes de faturamento no segundo semestre de 2025.
“No primeiro diagnóstico, ficou evidente a necessidade de amadurecer a gestão de indicadores e o controle financeiro. Antes, a empresa faturava, mas não tinha clareza dos números, nem direção estratégica sobre quais produtos priorizar”, explica Faria.
SERVIÇO
Programa ALI Produtividade
Local: Pará de Minas e Itaúna
Inscrições: até 30 de janeiro
Início: 2 de fevereiro
Inscrições e informações: (37) 99845-0688
–
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
[email protected]
Fonte: Agência Sebrae de Notícias




