Os relatórios da Polícia Federal (PF) mostram as benesses feitas por Vorcaro a autoridades. E as trocas de mensagens nesse sentido. Muitas festas, muitos presentes, viagens. Entre elas, duas bancadas pelo ex-banqueiro a servidores do Banco Central. E aí a gente fala do Bellini Santana, que era chefe de Supervisão Bancária, e de Paulo Sérgio Neves de Souza, que era diretor de Fiscalização. Um foi para Paris e outro para a Disney.

Vamos lá, um de cada vez, né. Bellini e a esposa tiveram viagem bancada para Paris. O relatório da PF mostra as tratativas para a reserva de restaurantes, passeios, visitas guiadas e indicação de vinhos e comidas. Já o Paulo Sérgio foi para a Disney com a família. Ele chega a encaminhar a programação para Vorcaro, depois agradece avisando que estava embarcando.

Mas esse é só um dos pontos na proximidade de Vorcaro com autoridades. Segundo a PF, seria uma consultoria, uma orientação técnica, revisando documentos e repassando informações internas e extraoficiais. Os três tinham, inclusive, um grupo de WhatsApp. E Bellini estava na lista de despesas fixas de Vorcaro: R$ 500 mil por mês. O conjunto desses elementos, diz a PF, evidencia que tanto Paulo Sérgio quanto Bellini Santana foram destinatários de vantagens materiais associadas à atuação de Vorcaro, ainda que estruturadas de modo a ocultar a vinculação direta.

O Banco Central abriu sindicância e apurou o caso. Estamos em contato com a defesa dos dois, aguardando resposta.

Fonte: Radioagência Nacional – EBC