domingo, 22 de fevereiro de 2026

Open Day impulsiona inovação na confeitaria com tecnologia 3D

Criar um ovo de Páscoa com formato inusitado ou lançar um produto à base de chocolate que surpreenda o consumidor pode ser um detalhe capaz de transformar a vitrine e ampliar as vendas de quem atua na confeitaria. Para mostrar como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo criativo, o Living Lab – Laboratório de Inovação Aberta e Prototipagem do Sebrae/MS – abriu as portas neste sábado (21) e promoveu uma oficina gratuita de fabricação de moldes personalizados para a Páscoa, aproximando os empreendedores das ferramentas de prototipagem e da inovação 3D.

Dentro do Living Lab, o LabMaker é o espaço destinado ao processo de criação e validação de novos produtos. Equipado com itens como impressora 3D e fresadora de precisão, o ambiente possibilita que os empreendedores transformem uma ideia em um objeto real. Durante a iniciativa, denominada de Open Day, os empresários puderam conhecer todas as tecnologias disponíveis.

“Ao abrir as portas do laboratório permitimos que os empreendedores conheçam o espaço e entendam como podem usar a tecnologia para inovar nos próprios processos. Nesta edição, mostramos na prática como criar moldes alimentícios personalizados para a Páscoa, ajudando o empresário a oferecer uma nova experiência ao cliente. O LabMaker está alinhado à estratégia do Sebrae de transformar ideias em protótipos e soluções reais, colocando o empreendedor para, literalmente, colocar a mão na massa”, esclarece o analista-técnico do Sebrae/MS, Mário Rogério Fagundes Jacome.

Oficina “mão na massa” permitiu que empreendedores fabricassem os próprios moldes para a Páscoa.

Na oficina, os participantes aprenderam desde a modelagem até a aplicação prática dos moldes na produção, ampliando as possibilidades de personalização e agregação de valor aos produtos. Para quem participou da experiência como a empresária Flávia Figueiredo de Andrade, da Sabor Eclético, o aprendizado adquirido vai ajudar na diversificação dos produtos oferecidos aos clientes.

“Eu trabalho há mais de 10 anos com chocolates gourmet e vim para a oficina em busca de tendências e novidades para 2026, porque acredito que a gente precisa estar sempre se atualizando. A tecnologia nos permite criar produtos diferenciados, agregar valor e atrair novos clientes, sem deixar de lado a tradição e a história que já construímos ao longo do tempo”, pontuou Flávia.

Já o empreendedora Amanda dos Santos Miranda da ASM Confeitaria acredita que a tecnologia é uma aliada estratégica. “Participei do Open Day porque quero trabalhar com a Páscoa e produzir meus próprios moldes, o que gera economia e mais autonomia para o meu negócio. A tecnologia agrega valor, traz reconhecimento ao produto e deixa o processo mais profissional e prático”, comentou.

Além de empresários do ramo alimentício, empreendedores de outros segmentos também se interessaram pela iniciativa e estiveram presentes como foi o caso de Beatriz Corregaro, proprietária da Flor de Luz Biojoias. “Eu trabalho com biojoias há três anos e sempre busco aprender mais com o Sebrae. Desenvolver meus próprios moldes amplia minhas possibilidades, deixa minhas peças ainda mais exclusivas e reduz custos, já que os moldes prontos têm um valor alto no mercado”, expôs.

Para obter mais informações sobre as iniciativas desenvolvidas pelo Living Lab do Sebrae/MS acesse livinglabms.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias